Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/1602
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Milene Selbachen_US
dc.contributor.authorLeite, Leticia Lopesen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:43:08Z-
dc.date.available2013-08-07T18:43:08Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1602-
dc.description.abstractThe spread of computing has generated a demand for systems that are easily used by the users. Help systems are presented as a way to provide assistance to users in moments of doubt. However, with the passing of time and the evolution of computing, disuse of these systems has been observed. It was observed that it is important to offer forms that allow users to appropriate computer systems, and make them feel encouraged to use them. It is believed that collaboration between users can assist in the motivation of users, and can provide sharing of experiences and information between users about computer systems. So it becomes necessary to provide an environment that enables an effective answer to the questions, in which the messages are understood by those involved in the communication process. In this sense, this thesis aims to investigate ways to facilitate and encourage the answer to questions in peer help systems for collaborative learning systems. It is based on three pillars: Semiotic Engineering, because it proposes that the use of communicability utterances assist in the identification and, consequently, in the solution of the user's doubts; help systems, because it is considered that these resources are the best way to explain to a user how to use a computer system, and collaborative learning systems because they provide an environment that supports teaching and learning, encouraging and stimulating collaboration among its users. The result of this research is the proposal of a peer help system architecture based on the use of communicability utterances. The architecture was implemented in a prototype that made testing possible. These tests allow to check and to analyze the use of communicability utterances between the users of these systems, as well as to get information about the effectiveness of using them.en_US
dc.description.abstractA disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então, que é importante oferecer formas que possibilitem aos usuários se apropriar dos sistemas computacionais, e que eles sintam-se motivados a utilizá-las. Acredita-se que a colaboração entre usuários pode auxiliar na motivação destes usuários, assim como pode proporcionar o compartilhamento de experiências e informações entre os mesmos acerca dos sistemas computacionais que utilizam. Torna-se necessário, então, proporcionar um ambiente que propicie um esclarecimento de dúvidas efetivo em que as mensagens sejam entendidas pelos envolvidos no processo de comunicação. Neste sentido, a presente tese objetiva investigar formas de facilitar e motivar o esclarecimento de dúvidas em sistemas de ajuda em pares para sistemas colaborativos de ensino. Ela está alicerçada em três pilares: Engenharia Semiótica, pois se propõe que o uso de expressões de comunicabilidade auxilie na identificação e, consequentemente, na solução das dúvidas dos usuários; sistemas de ajuda, pois se considera que estes recursos são a melhor forma de se explicar ao usuário um sistema computacional; e sistemas colaborativos de ensino, pois eles proporcionam um ambiente que apóia o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo e estimulando a colaboração entre seus usuários. O resultado desta pesquisa é a proposta de uma arquitetura de sistemas de ajuda em pares que baseia sua comunicação no uso de expressões de comunicabilidade. A arquitetura foi implementada em um protótipo que possibilitou a realização de testes, permitindo verificar e analisar o uso de expressões de comunicabilidade pelos usuários destes sistemas, assim como obter informações acerca da efetividade de seu uso.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectSEMIÓTICApt_BR
dc.subjectINTERFACE COM O USUÁRIOpt_BR
dc.titleColaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajudapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000441922-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,76 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.