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dc.contributor.advisorBastos, Ricardo Meloen_US
dc.contributor.authorSilva, Marcos Tadeuen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:43:13Z-
dc.date.available2013-08-07T18:43:13Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1614-
dc.description.abstractNo contexto da engenharia de software, processos de desenvolvimento de software definem um conjunto de “atividades”, “papéis”, e “artefatos” que são utilizados durante o ciclo de vida da construção de um produto de software. Entretanto, tais processos representam artefatos como documentos monolíticos, que são compostos de informações fracamente estruturadas. Isto ocorre dado o fato da construção dos artefatos ser feita a partir de processadores de textos, levando a um problema na computação da estrutura, da organização e do conteúdo, uma vez que limita a potencial formalização dos artefatos utilizados. Diante deste contexto, o desafio é construir artefatos de software que podem ser controlados e gerenciados através de ferramentas que trabalhem com maior nível de formalização. Neste sentido, apresentamos uma abordagem que visa à representação de artefatos de forma bem estruturada, separando artefatos em dois níveis: “estrutura” e “conteúdo”. Além disso, este trabalho também auxilia na utilização de artefatos de forma genérica, independente de processo, o que é conhecido na literatura por camadas de “definição” de artefatos e “uso” em processos. Desta forma, nossa abordagem consiste na utilização de um paradigma diferente de manipulação de artefatos, numa tentativa de melhoria no controle da informação desde a fase de autoria e definição do processo de desenvolvimento de software.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of software engineering, software process defines a set of “activities, “roles”, and “artifacts” that are used throughout a software product life-cycle. However, these processes represent artifacts as monolithic documents of loosely structured information. This occurs due to the fact that the artifact construction is developed through text processing tools, leading to problems in the computation of the structure, in the organization, and in the content, since it limits the potential formalization of the used artifacts. In this context, the challenge is to build software artifacts through tools that work with a higher level of formalization. In this sense, we present an approach which aims to represent software artifacts in a structured way, slicing artifacts in two levels: “structure” and “content”. Besides, this work also helps to present artifacts as a generic process independent source. In the literature, this is known as separated “method definition” and “process structure use”. Therefore, our approach consists in using a different paradigm for artifact manipulation, trying to increase the information control at the software development process authoring and definition phase.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleAutoria de artefatos de softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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