Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/16265
Tipo: masterThesis
Título: Gestão escolar e inclusão: os desafios da direção na rede privada de ensino
Autor(es): Vieira, Maria Angélica Cardoso
Orientador: Martins, Gabriela Dal Forno
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
POLÍTICA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: As demandas educacionais atuais demonstram a necessidade de mudanças na escola para atender aos alunos de acordo com suas singularidades e especificidades, ou seja, uma escola que abrace a diversidade e siga aprimorando seus processos para alcançar um patamar de excelência. O papel do diretor escolar é fundamental para gerir essas mudanças, uma vez que ele é o gestor majoritário no ambiente escolar. Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar os desafios da gestão escolar na promoção dos processos inclusivos, em uma rede privada de ensino. Para a construção deste estudo, empreendeu-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica contemplando eixos teóricos e pesquisas realizadas acerca da discussão sobre diversidade no ambiente escolar, recursos utilizados na construção de uma escola na perspectiva inclusiva, bem como as ações do diretor escolar como promotor dos processos inclusivos. Duas etapas metodológicas distintas, porém, complementares, foram propostas. A primeira foi de natureza quantitativa, tendo em vista que buscou levantar, de maneira descritiva, por meio de questionário, as crenças de 33 diretores. Em um segundo momento do estudo, foi utilizada uma abordagem qualitativa para aprofundar as mesmas questões anteriores, porém por meio de aplicação de entrevista com três diretores.Foi possível identificar, por intermédio dos instrumentos, que os diretores acreditavam que a Educação Inclusiva é necessária e importante. Contudo, pontuaram algumas dificuldades para a sua implantação, principalmente no que se refere à formação do grupo docente e de apoio, incluindo as famílias, que, muitas vezes, não são parceiras da escola para o desenvolvimento do aluno com deficiência, negando ou negligenciando o assessoramento a este aluno. Por fim, mencionaram a falta de apoio governamental ou institucional para que as questões inclusivas estivessem em um processo mais avançado no espaço escolar. Os diretores demonstraram acreditar na importância de apoiarem as ações inclusivas, embora os processos apontados por eles ainda estejam em evolução por meio de ações desenvolvidas pelo grupo gestor, no qual a sua figura é central, valorizando as questões inclusivas e direcionando a comunidade escolar para incentivar o acolhimento ao diverso, valorizando suas potencialidades e respeitando suas especificidades.
The current educational demands demonstrate the need for changes in the school to meet the students according to their singularities and specificities, that is, a school that embraces diversity and continue to improve its processes to reach a level of excellence. The role of the school principal is key to managing these changes, since he is the majority manager in the school environment. This research project will aim to characterize the challenges of school management in promoting inclusive processes in a private school network. For the construction of this project, a bibliographical review was undertaken, contemplating theoretical axes and researches about the discussion about the diversity in the school environment, resources used in the construction of a school in an inclusive perspective, as well as the actions of the school director as promoter of inclusive processes. Two distinct, but complementary, methodological steps were proposed. The first was a quantitative nature, in view of the fact that it sought to describe, through a questionnaire, the beliefs of 33 directors. In a second moment of the study, a qualitative approach was used, to deepen the same previous questions, but through application of interview with three directors.It was possible to identify, through these instruments, that principals believe that Inclusive Education is necessary and important, but they pointed out some difficulties for implementation, especially regarding the formation of the teaching and support group, including families that are often not school partners for the development of the student with a disability, denying or neglecting counseling to this student and finally mentioning the lack of governmental or institutional support for inclusive issues to be in a more advanced process in the school space where they are currently. Directors have shown that they believe in the importance of supporting inclusive actions, even though the processes pointed out by them, are still evolving, through actions developed by the management group, where the role of the director is central, valuing inclusive issues and directing the community school in order to encourage the reception of the diverse, valuing their potential and respecting their specificities.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16265
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