Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16361
Tipo: doctoralThesis
Título: Elaboração e validação de um instrumento de avaliação do nível de consciência lingüística
Autor(es): Raymundo, Valéria Pinheiro
Orientador: Poersch, José Marcelino
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
INGLÊS - ENSINO - ESTUDANTES ESTRANGEIROS
LINGUÍSTICA
CONSCIÊNCIA
LÍNGUAS - APRENDIZAGEM
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi o de elaborar e validar um instrumento de avaliação do nível de consciência lingüística do aprendiz adulto de inglês, falante nativo de português. Para atingirmos esse objetivo, elaboramos dez instrumentos, enfocando formas certas e erradas de frases simples, distribuídas em dois grupos, erros interlinguais e intralinguais, de diferentes tempos e aspectos verbais. Efetivamos três tipos de validação - conteúdo, critério e construto - seguindo um roteiro de procedimentos estipulado por nós. Os testes foram aplicados em uma amostra composta de alunos dos cursos de Inglês Geral, Letras e Ciências Aeronáuticas da PUCRS entre 2004 e 2005. O exame da validade desse tipo de instrumento mostrou que é possível construir um teste fidedigno, fundamentado em níveis de consciência lingüística definidos como pré-consciente 1, pré-consciente 2, consciente e plenamente consciente a partir do julgamento, identificação, correção e/ou explicação do erro. A análise de questões complementares permitiu constatar a existência de diferença significativa entre o nível de consciência dos alunos do grupo feminino e do grupo masculino, e de relação significativa entre nível de consciência e desempenho dos alunos do Curso de Inglês Geral e de Letras. A interpretação dos dados obtidos através do instrumento validado possibilitou uma classificação dos sujeitos em superusuários, subusuários e ótimos usuários do monitor e uma reorganização dos alunos dos diferentes cursos.
The objective of this research was to elaborate and validate an instrument of linguistic consciousness levei evaluation of adult learners of English, native speakers of Portuguese. ln arder to reach this goal, ten instruments were elaborated, focusing on right and wrong forms of simple sentences in different tenses and aspects distributed in two groups: interlingual and intralingual errors. Content, construct and criterion-related validity were accomplished according to a stipulated script of procedures. The tests were applied in a sample composed by students from General English, Languages and Aeronautical Science courses of PUCRS between 2004 and 2005. The examination of the validity of this type of instrument showed that it is possible to construct a reliable test based on leveis of linguistic consciousness defined as pre-consciousness 1, pre­ consciousness 2, consciousness and full consciousness from the judgment, identification, correction and/or explanation of the errar. Through lhe ana\ysis of comp\ementary questions, it was possib\e to observe lhe existence of significant difference between the subjects of the feminine group and the masculine group consciousness leveis. A significant relation between consciousness levei and performance of lhe subjects from General English and Languages courses was also observed. The interpretation of lhe data obtained through lhe validated instrument provided a possible c\assification of the subjects in over-users, under-users and optimal users of lhe monitor and a reorganization of the students from the different courses.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16361
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000497163-Texto+completo-0.pdfTexto completo8,09 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.