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dc.contributor.advisorEspartel, Lélis Balestrin-
dc.contributor.authorPereira, Natalia Peixoto-
dc.date.accessioned2020-01-08T12:01:52Z-
dc.date.available2020-01-08T12:01:52Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16479-
dc.description.abstractA exposição a casos de corrupção por meio das mídias tem sido recorrente nos últimos anos, porém pouco se investigou como esta crescente exposição afeta as relações de consumo. Neste trabalho buscou-se compreender o impacto que a exposição a notícias de corrupção do cenário político brasileiro tem na aceitabilidade e intenção de comportamento disfuncional do consumidor (CDC). Formulou-se esta dissertação para compreender se após serem expostos a notícias de corrupção os consumidores tendem a aceitar menos e ter menor intenção de ter comportamentos desonestos. Diante do exposto, foram realizados dois estudos experimentais online, via Qualtrics, para testar seis hipóteses. Como resultado do primeiro estudo encontrouse o efeito negativo que a exposição à notícia de corrupção tem na aceitabilidade e na intenção de CDC; já no segundo estudo verificou-se o efeito da percepção de justiça das punições noticiadas, sendo que as punições consideradas justas apresentaram maior intenção e aceitabilidade de CDC em relação às punições consideradas injustas. Entre as contribuições desta pesquisa pode-se destacar a importância de se investigar o impacto que o cenário político tem na ética dos consumidores, mais especificamente a exposição à corrupção; a evidência de que as crenças éticas dos consumidores não tem impacto na relação da exposição à notícias de corrupção sobre a aceitabilidade e intenção de CDC; o efeito da percepção de justiça das punições noticiadas; e o achado de que a punição percebida como justa tem impacto positivo na aceitabilidade e a intenção de CDC, em comparação com a punição percebida como injusta. As contribuições práticas e teóricas encontram-se no final do trabalho, juntamente com as sugestões de pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractExposure to corruption cases through medias has been recurrent in the last few years, but little has been investigated as this increasing exposure affects consumer relations. In this study, we sought to understand the impact that exposure to corruption news from the brazilian political scenario, has in the accceptability and intention in the consumer dysfunctional behavior (CDB). This dissertation was formulated to understand if after being exposed to corruption reports consumers tend to accept less and have less intention of having dishonest behavior. In the view of the above, two experimental studies were conducted online, via, Qualtrics, to test six hypotesis. As a result of the first study we found the negative effect that exposure to corruption news has on the acceptability and intent of CDB; in the second study the effect on the perception of justice of the reported punishments was verified, the punishments considered fair presented greater intention and acceptability of CDB in relation to the punishments considered unfair. Among the contributions of this research is the importance of investigating the impact that the political scenario has on consumer ethics, more specifically the exposure to corruption; the evidence that consumer ethical beliefs have no impact on the relationship of exposure to corruption news about acceptability and intent of CDB; the effect of the perceived justice of the punishments reported; and the finding that punishment perceived to be fair has a positive impact on acceptability and the intent of CDB, in comparison with the punshment perceived as unfair. Practical and theoretical contributions are found at the end of the paper, along with suggestions for future researchs.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectCORRUPÇÃOpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleA influência das notícias de corrupção no comportamento antiético dos consumidorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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