Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/16678
Tipo: masterThesis
Título: Apropriação tecnológica e design centrado no aluno no contexto de ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Cardoso, Márcia Coelho
Orientador: Silveira, Milene Selbach
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA
Resumo: Devido a constante necessidade de melhorias na qualidade da educação tem havido um interesse crescente em ferramentas tecnológicas que apoiem as atividades de ensino e de aprendizagem usando a abordagem centrada no aluno. Logo, o desenvolvimento de ferramentas que apoiem essas atividades também tem crescido. Porém, não está claro o que influencia as decisões dos professores em relação ao design de materiais de aprendizagem e como as ferramentas tecnológicas podem apoiar melhor os processos de criação dos mesmos. Além disso, pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm mostrado que os professores, normalmente, não usam os AVAs em todo o seu potencial e apenas adotam um conjunto limitado de ferramentas disponibilizadas por eles. O objetivo principal desse trabalho é explorar atividades e recursos disponíveis nos AVAs e compreender como eles podem ajudar na apropriação tecnológica e no design centrado no aluno. Para tal, foi executada uma revisão sistemática da literatura e disponibilizado um questionário online sobre o assunto para professores. Em seguida, foi executada uma inspeção semiótica nos AVAs Moodle-PUCRS e GoogleClassroom para analisar a qualidade da comunicação desses AVAs e verificar possíveis pontos de melhoria. Por fim, foram executadas de entrevistas com professores que usam esses AVAS, procurando investigar mais a fundo questões sobre apropriação tecnológica e design centrado no aluno. Os resultados desses estudos mostraram que as características de AVAs apontadas pelos professores como relevantes para a apropriação tecnológica e o design centrado no aluno são: simplicidade, integração dos mesmos com outras ferramentas tecnológicas, compartilhamento de conteúdo com alunos e outros professores, possibilidades de customização dos AVAS e mais meios de interação com os alunos.
Due to the constant need for improvement in the quality of education there has been a growing interest in technology tools to support design for teaching and learning in a student-centered way. As a result, the development of tools to support such tasks has increased. However, it is not clear what shapes teachers’ design decisions and how tools can best support their design processes. Also, researches on Virtual Learning Environments (VLEs) have shown that teachers usually do not explore VLEs to their full potential and only adopt a limited set of the available tools. The primary goal of the present work is to explore activities and resources available in the VLEs and understand how they can support the technological appropriation and the student centered design. In order to do so, a systematic literature review was executed and an online survey was ran with teachers about this subject. Then, a semiotic inspection was performed on Moodle-PUCRS and GoogleClassroom to analyse the quality of the communication of these VLEs and identify possible improvements to this communication. The next step was to execute interviews with teachers that used these VLEs aiming to investigate deeper on technological appropriation and student centered design. The results of these studies showed that the VLEs characteristics pointed by the teaches as relevant to the technological appropriation and student centered design are: simplicity, integration of the VLEs with other techonological tools, content sharing with the students and others teachers, customization possibilities of the VLEs and more ways of interaction with the students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16678
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498268-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,45 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.