Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/16680
Tipo: masterThesis
Título: O olhar fantasmagórico: o reaparecimento de uma imagem do rosto e a experiência de alteridade no cinema
Autor(es): Gödecke, Bruno Carboni
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: CINEMA
OUTRO (FILOSOFIA)
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: O presente trabalho busca compreender o reaparecimento de uma imagem similar nas filmografias de Jean Epstein, Robert Bresson, Bruno Dumont e Pedro Costa, cineastas de períodos distintos e que cobrem praticamente um século de arte cinematográfica. A imagem em questão é nomeada pela pesquisa de olhar fantasmagórico, sendo caracterizada por um rosto com olhar fixo, que pouco deixa transparecer as emoções internas dos personagens em suas expressões faciais. O trabalho se propõe a analisar cenas que contêm tal imagem, com base em um debate teórico sobre a questão da alteridade no cinema, articulando o conceito a partir do pensamento do filósofo Emmanuel Levinas. A aproximação das imagens com o tema pretende demonstrar como, no reaparecimento do olhar fantasmagórico na obra dos cineastas trabalhados, se explicita uma busca tanto por representar e refletir tal questão, como também por produzir uma experiência de alteridade no cinema.
The present work seeks to understand the reappearance of a similar image in the filmographies of Jean Epstein, Robert Bresson, Bruno Dumont and Pedro Costa, filmmakers from different periods that cover almost a century of cinematographic art. The image in question is characterized by a face with a fixed gaze that does not explicit the internal emotions of the characters. The work proposes to analyze scenes that contain such an image, based on a theoretical debate on the question of alterity in cinema, articulating the concept through the thought of the philosopher Emmanuel Levinas. The approximation of the images to the theme intends to demonstrate how, in the reappearance of the phantasmagoric gaze in the work of the filmmakers worked on, a search is made explicit both for representing and reflecting this question, as well as for producing an experience of alterity in cinema.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16680
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498270-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,1 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.