Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, João Guilherme Barone Reis e
dc.contributor.authorRigoni, Priscila
dc.date.accessioned2020-09-17T12:03:01Z-
dc.date.available2020-09-17T12:03:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16704-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo mapear as mulheres que atuaram nos processos criativos de produção do cinema do Rio Grande do Sul, entre 1996 e 2017, em filmes que foram lançados comercialmente em salas de exibição. O interesse desta pesquisa é identificar quantas e quem são estas mulheres, verificar em quais funções (direção, direção de produção roteiro, direção de fotografia, direção de arte e montagem) há maior incidência da presença delas, verificar em que períodos e em quais gêneros fílmicos possuem maior participação de mulheres, assim como apontar em quais títulos o núcleo criativo é formado em sua maioria por mulheres. Para tanto, foram coletados dados acerca dos filmes e dos sujeitos da pesquisa, desta maneira, estes dados entram em diálogo principalmente com conceitos como cinema de mulheres, feminismos, análise de contexto, processos de produção e invisibilidade e silêncios, de autores como Annette Kuhn (1991), João Guilherme Barone (2009), Michelle Perrot (2007) e Marcela Lagarde y de los Ríos (2012). Os resultados gerais apontam para uma maior presença de mulheres na função de direção de produção, em filmes de ficção, que foram lançados especialmente no ano de 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to map women who worked in the creative processes of cinema production in Rio Grande do Sul, between 1996 and 2017, in films that were released commercially in movie theaters. The interest of this research is to identify how many and who these women are, to verify in which functions (direction, production direction, script, photography direction, art direction and editing) there is a greater incidence of their presence, to verify in which periods and in which genders movies there are greater participation of women, as well as pointing out in which titles the creative nucleus is formed mostly by women. For that, data were collected about the films and the research subjects, in this way, these data enter into dialogue mainly with concepts such as women's cinema, feminisms, context analysis, production process, invisibility and silences, by authors such as Annette Kuhn (1991), João Guilherme Barone (2009), Michelle Perrot (2007) e Marcela Lagarde y de los Ríos (2012). The general results point to a greater presence of women in the function of producers, in fiction films, which were released especially in 2017.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCINEMA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectMULHERES NO CINEMApt_BR
dc.subjectFEMINISMOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleSobre as (in)visibilidades e os silêncios: as mulheres nos processos criativos de produção cinematográfica no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498282-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,76 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.