Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16769
Type: masterThesis
Title: Storytelling e comunicação institucional: a construção discursiva em That's the power of magic da The Walt Disney Company
Author(s): Girardi, Luana da Silva
Advisor: Moura, Cláudia Peixoto de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2020
Keywords: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Abstract: O storytelling surge como uma possibilidade estratégica de construção discursiva na comunicação institucional, que revela elementos da identidade e personalidade da organização, além do modo como compreende o conjunto social. Esta pesquisa teve por objetivo evidenciar a construção de discurso no storytelling That's The Power of Magic na The Walt Disney Company, analisando a trilogia de narrativas que compõe a campanha hospedada no YouTube em 2017, com os conteúdos audiovisuais denominados You Can Fly, A Whole New World e Bella Notte. As estratégias metodológicas adotadas na dissertação são pesquisas documentais e bibliográficas, além da análise de discurso proposta por Patrick Charaudeau. Através da composição histórica e função social, as narrativas auxiliam a promover identificação entre os sujeitos enunciadores e interlocutores. Em conjunto com a comunicação institucional, também promove conhecimentos sobre os elementos que a compõe e fornece ideias sobre propósito, valores e crenças que podem estar associados com os princípios da sociedade. Os discursos são carregados de possíveis efeitos de sentido, que são aplicados através de palavras e contexto. Desse modo, entendemos que a construção discursiva do storytelling na comunicação institucional, ao convergir com as demais manifestações e práticas das organizações, é capaz de proporcionar associações afetivas ao transmitir uma identidade credível e contribuir para a criação ou fortalecimento de vínculos emocionais.
Storytelling appears as a strategic possibility of speech construction in institutional communication, which reveals elements of the organization’s identity and personality, in addition to the way it understands the social body. The objective of this research was to show how this speech construction occurs in the storytelling That’s The Power of Magic at The Walt Disney Company, analyzing the narrative trilogy that makes up the campaign hosted on YouTube in 2017, with audiovisual content called You Can Fly, A Whole New World and Bella Notte. The methodological strategies adopted in the dissertation are documentary and bibliographic research, in addition to the speech analysis proposed by Patrick Charaudeau. Through historical composition and social role, narratives help to promote identification between the enunciators and interlocutors. Together with institutional communication, it promotes knowledge about the elements that compose it and provides ideas about purpose, values and beliefs that may be associated with the principles of society. The speeches are loaded with possible effects of meaning that are applied through words and context. In this way, we understand that the speech construction of storytelling in institutional communication, when converging with the other manifestations and practices of organizations, is capable of providing affective associations by transmitting a credible identity and contributing to the creation or strengthening of emotional bonds.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16769
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