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dc.contributor.advisorDias, Marcia Ribeiroen_US
dc.contributor.authorSehbe Neto, Kalilen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:08Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:08Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1992-
dc.description.abstractNesta dissertação procurou-se analisar a visão dos partidos políticos sobre a influência do marketing eleitoral na decisão do voto pelo cidadão. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dialógico, a partir do qual surgiram entendimentos e considerações. Apresentaram-se aspectos teóricos sobre marketing, marketing político, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legislação eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplicação das ferramentas de marketing com fins políticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resistências a sua utilização no processo. A partir daí, realizou-se a análise das considerações constatadas na investigação de campo, que buscou destacar o entendimento dos líderes partidários sobre marketing eleitoral, a visão dos partidos acerca do eleitor e as contribuições dos partidos políticos para a eleição dos seus candidatos. Estudaram-se as restrições e articulações entre as áreas e constatou-se uma sensível perda de influência dos partidos políticos, redundando na individualização da tomada de decisões por parte dos eleitores.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation one has sought to analyse the political parties’ view about the influence of the electoral marketing in the decision for the vote by the citizen. For such, one has opted for listening to the leaders of the ten parties represented in the Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. One has examined concepts and definitions of key words, relating them to the data obtained. In this way, one has developed a dialogical instrumental, from which understandings and considerations have arisen. One has presented theoretical aspects about marketing, political marketing, electoral marketing, electors behaviour and electoral legislation. One has judged important to discourse about the context of marketing tools application with political aim and, more specifically, electives, in the worldwide and Brazilian context, without, nevertheless, letting to approach some exceptions and resistances to its use in the process. From then, one has made the analysis of considerations evidenced in the field investigation that has sought to surpass the understanding of political leaders about electoral marketing, the view of political parties about elector and the contributions of political parties for the election of its candidates. One has studied the restrictions and articulations between fields and one has evidenced a perceptible influence loss of the political parties, resulting from individualization in the decision taken by electors.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMARKETING POLÍTICOpt_BR
dc.subjectELEIÇÕES - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectPOLÍTICApt_BR
dc.subjectPARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.titleO marketing eleitoral e a decisão do voto: a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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