Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2058
Tipo: doctoralThesis
Título: Horário gratuito político eleitoral - HGPE: o leitor e a cidadania política
Autor(es): Oliveira, Christine Bahia de
Orientador: Gomes, Neusa Demartini
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
POLÍTICA
MARKETING POLÍTICO
PROPAGANDA POLÍTICA
COMPORTAMENTO POLÍTICO
Resumo: O mundo moderno se diferencia das épocas anteriores, fundamentalmente, pelo fenômeno abrangente e transformador da comunicação. Ancorado a este fenômeno o discurso político pronunciado, principalmente, na televisão chega democraticamente a todos, seduzindo e inquirindo aos eleitores que votem em determinado candidato ou partido. Mas, em meio a tantos apelos, qual me fortalece como cidadão e devo me render ou atender? O presente estudo teve como objetivo proporcionar ao leitor um entendimento mais aprofundado e perceptivo do material que é apresentado no Horário Gratuito Político Eleitoral - HGPE. A abordagem realiza-se dentro de uma visão qualitativa e quantitativa, compreendendo um movimento reflexivo e crítico, objetivando investigar o que é Marketing Político x Marketing Eleitoral e como estes, usados no HGPE, aumentam ou diminuem os elementos que constroem o eleitor como cidadão político.
The modern world differs fundamentally from former epochs by virtue of the comprehensive, transforming phenomenon of communication. Fastened on this phenomenon, political speeches, particularly when delivered over nationwide television, get across to everyone in a democratic manner by enticing and inducing voters into casting their ballots for a certain candidate or party. Nonetheless, amongst so many appeals, which one will strengthen me as a citizen? To which am I to surrender myself; with which should I comply? The present study has the purpose of providing the reader with a deeper and more perceptive view to the material presented on the free political electoral time, HGPE. The approach takes place with qualitative and quantitative insight, comprising a contemplative and critical movement toward the meaning of Political Marketing versus Electoral Marketing, and the understanding of how these concepts, applied to HGPE, would heighten or lessen the elements that build up voters into politicized citizens.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2058
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