Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2130
Type: masterThesis
Title: Comunicação: Correio do Povo na gestão Ribeiro : ideologia e poder
Author(s): Acauan, Ana Paula Bragaglia
Advisor: Ramos, Roberto José
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2009
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
MÍDIA IMPRESSA
CORREIO DO POVO (JORNAL) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
IDEOLOGIAS
PODER
Abstract: O presente estudo aborda o perfil do Correio do Povo durante o comando do empresário Renato Bastos Ribeiro (1986-2007). Além das referências bibliográficas sobre a história do jornal, realizamos entrevistas com personagens que participaram do veículo nesse período ou representavam governos e puderam relatar a importância do ressurgimento do centenário, a sua tradição, as relações com as administrações estaduais e o dia a dia jornalístico. Essa parte integra o primeiro capítulo. Para investigar as características do Correio do Povo, levamos em conta também algumas de suas publicações em momentos significativos para o Rio Grande do Sul: a privatização da CRT (segundo capítulo) e a desistência da Ford de instalar uma montadora no município de Guaíba (terceiro capítulo). O primeiro é retratado em cinco matérias jornalísticas (capas de 25 de julho de 1997, 26 de agosto de 1997 e 22 de junho de 1998 e duas na Editoria de Política – página 2 de 2 de junho de 1998) e um editorial (capa de 18 de agosto de 1997). A investigação sobre a saída da Ford se baseia em cinco matérias jornalísticas (manchete na capa de 1° de abril de 1999 e quatro matérias da editoria de Economia em 30 de abril de 1999 – páginas 10 e 11) e um editorial (capa de 8 de outubro de 1997). O método utilizado, a Hermenêutica de Profundidade, de Thompson, por meio de Pesquisa Qualitativa, nos propicia um olhar sociológico sobre o objeto. Na Análise Formal ou Discursiva, optamos pelas estratégias da Ideologia, também de Thompson, adequadas ao tópico de estudo. O referencial teórico é composto pelas seguintes categorias a priori: Mídia, Globalização, Cultura, Ideologia e Poder, todas conforme Thompson.Essa base e o foco nos fatos marcantes do período Ribeiro nos permitiram constatar a influência da visão mercadológica do empresário nos destinos e nas escolhas do jornal. A posição adotada esteve relacionada aos interesses econômicos do dono em 21 anos de Poder.
The present study approaches the profile of Correio do Povo newspaper during the command of the entrepreneur Renato Bastos Ribeiro (1986-2007). Beyond bibliographic references on the history of this newspaper, we realized interviews with the persons who participated in the communication vehicle of this period or represented governments, and that were able to report the importance of the centenary reappearance, its tradition, the relations with state administrations and the journalistic day-by-day. This part has integrated the first chapter. In order to investigate the characteristics of Correio do Povo newspaper, we have also considered some of its publications in significant moments for the state of Rio Grande do Sul: the privatization of CRT (second chapter) and the withdrawal of Ford Company in setting up its carmaker in Guaiba town (third chapter). The second chapter has been reported with five journalistic materials (covers of July 25th, 1997, August 26th, 1997 and June 22nd, 1998 and two covers of the Political Editorial – page 2 on June 2nd, 1998) and one editorial (cover of August 18th, 1997). The investigation on the Ford Company leaving was based on five journalistic materials (cover headline of April 1st, 1999 and four materials of the Economy editorial on April 30th, 1999 – pages 10 and 11) and one editorial (cover of October 8th, 1997). The utilized method, the Depth Hermeneutics by Thompson, through Qualitative Research, has provided us with a sociological look on the object.In the Formal or Discursive Analysis, we opted for strategies of Ideology, also by Thompson, adequate to the topic of study. The theoretical referential has been compounded by the following categories a priori: Media, Globalization, Culture, Ideology and Power, all according to Thompson. This basis and the focus on marked facts of Ribeiro’s period have allowed us to find the influence of the entrepreneur’s market vision in the destinations and choices of the newspaper. The position adopted was related to the owner’s economical interests during his 21 years of Power.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2130
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