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Tipo: doctoralThesis
Título: A comunicação e a gestão do conhecimento: uma análise da empresa AIQ
Autor(es): Coutinho, Josefina Maria Fonseca
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
Resumen: A tese investigou a respeito dos processos comunicacionais presentes na empresa AIQ que contribuem para a geração e gestão do conhecimento em seus espaços organizacionais. A empresa em foco, fundada em 1948, atua no ramo de insumos químicos e suprimentos industriais. Possui 16 estruturas entre unidades produtivas, centros de distribuição, representantes e distribuidores no Brasil e no exterior; e destaca-se por suas características de inovação. O Paradigma da Complexidade, proposto por Morin (2003a), constituiu-se no método que orientou a pesquisa, que foi desenvolvida mediante levantamentos bibliográfico e documental, estratégia de estudo de caso e pesquisa de campo; envolvendo a realização de entrevistas com gestores da empresa e aplicação de questionários aos funcionários da unidade fabricante de componentes para calçados. A revisão teórica abarcou conteúdos de gestão do conhecimento, comunicação organizacional, cultura e estrutura organizacional. A interpretação dos resultados da pesquisa seguiu quatro eixos de análise no contexto da empresa investigada: produzir, manter, gerir e compartilhar conhecimentos. Como principal resultado, observou-se a busca pela gestão e geração de conhecimento por parte da empresa, justificada pela necessidade constante de inovar tecnologicamente como forma de manter a competitividade no setor de componentes. A empresa visa diversificar seus veículos de comunicação, sendo esta ação percebida pelos funcionários, que entendem que são adequados ao compartilhamento do conhecimento.Igualmente, constatou-se que há uma constante adequação dos meios comunicacionais para torná-los claros e efetivos, pois tendem a aperfeiçoar o conhecimento individual e coletivo. No entanto, observou-se que, embora a empresa seja comprometida com tais questões, possui uma longa trajetória a percorrer para que a comunicação, com seus públicos, possibilite que o conhecimento individual venha também a se constituir em coletivo, ao mesmo tempo que o conhecimento coletivo possa, igualmente, ser individual.
This study investigated communication processes that are present at the AIQ Company. These processes contribute for the generation and the management of the knowledge in its organizational areas. The Company AIQ, funded in 1948, acts on chemical consumables and industrial supplements. It has sixteen productive units and distribution centers, as well as representatives and distributors in Brazil and abroad, and it is pinpointed for its innovative characteristics. The Complex Model, proposed by Morin (2003a), is the method that tailored this research. This research was developed using the basis of bibliographical and documental search, also making use of case studies and field research, which included the interview of managers and the application of questionnaires for the employers of the shoes components factory unit. The theoretical revision included aspects of knowledge management, organizational communication, as well as its cultural and structural aspects. The results interpretation followed four concepts of analysis in the context of the investigated company: to produce, to keep, to manage, and to share knowledge. The main result was the observation of proactive search for the improvement of both management and generation of knowledge by the company, much of which stimulated by the need of constant technological innovation, as a way to keep competitiveness. The company also aims at the diversification of its communication channels, action which is acknowledged by its employees who understand that these channels are adequate to share the knowledge.It was also observed that exists a constant improvement of communication channels in order to make them clearer and more effective, since they contribute to increase both individual and collective knowledge. However, it was observed that although the company is truly engaged with these questions, it is still a long way until the communication with its public allows that individual knowledge also becomes collective knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2190
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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