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dc.contributor.advisorScroferneker, Cleusa Maria Andradeen_US
dc.contributor.authorBarretto, Ana Isaiaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:03Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:03Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2220-
dc.description.abstractOs portais, como fontes de informação e busca, estão cada vez mais presentes no ambiente organizacional. No Turismo, os portais turísticos qualificam e possibilitam outras formas de divulgação e contato das organizações e/ou destinos, rompendo barreiras, criando expectativas e despertando desejos nos usuários. Ao visualizar o cenário da Comunicação Turística Digital, a pesquisa objetiva evidenciar as ações institucionais nos portais do Ministério do Turismo (Brasil) e do Ministerio de Industria, Turismo y Comercio (Espanha); analisar as especificidades desses portais no que se refere à Usabilidade relacionada à Comunicação Turística e a WebRP, bem como sugerir uma metodologia para os portais turísticos sob a perspectiva da Comunicação Institucional Digital. Na busca por essa compreensão, utiliza-se a pesquisa exploratória, desenvolvida mediante técnicas de levantamento bibliográfico (STUMPF, 2006) e documental (MOREIRA, 2006) e contempla-se também a estratégia de estudos de casos múltiplos (YIN, 2001). Em relação ao Método, optouse pela Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), utilizando-se para as análises as metodologias de Usabilidade (NIELSEN e TAHIR, 2002) e WebRP (STASIAK, 2009). A partir da Interpretação/Reinterpretação (THOMPSON, 1995) nos portais turísticos de Brasil e Espanha, propõe-se a Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR), a fim de que os portais se estruturem de uma maneira objetiva dentro da Comunicação Turística Digital.pt_BR
dc.description.abstractPortals, as sources of information and search, have been more and more present at the organizational environment. Within Tourism, the tourist portals qualify and make other forms of advertisement and contact between organizations and/or destinations possible, removing barriers, creating expectations and arousing desires in users. While visualizing the Tourism Digital Communication scenario, this research aims at showing institutional actions of the Tourism Department (Brazil) and the Industry, Tourism and Commerce Department (Spain) portals; analyzing these portals’ specifics concerning Tourism Communication and WebRP related Usability, as well as suggesting a methodology for tourism portals from a Digital Institutional Communication perspective. In the search for this understanding, exploratory research was used and developed upon bibliographical (STUMPF, 2006) and documental survey (MOREIRA, 2006), also considering the multiple case studies strategy (YIN, 2001). As for the Method, Depth Hermeneutics (THOMPSON, 1995) was chosen, and the methodologies of Usability (NIELSEN and TAHIR, 2002) and WebRP (STASIAK, 2009) were used for the analysis. By using Interpretation/Reinterpretation (THOMPSON, 1995) on the Brazilian and Spanish tourism portals, the Tourism Digital Institutional Communication (CIDTUR) is proposed in order to structure such portals in an objective manner within Tourism Digital Communication.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectPORTAIS DA WEBpt_BR
dc.subjectTURISMO - BRASILpt_BR
dc.subjectTURISMO - ESPANHApt_BR
dc.titleA comunicação institucional digital no turismo: um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanhapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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