Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2250
Tipo: masterThesis
Título: Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais
Autor(es): Oliveira, Rosângela Florczak de
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
COMPLEXIDADE
Resumo: Ao pesquisar a inclusão da comunicação na gestão das organizações educacionais privadas do Rio Grande do Sul, nos aventuramos nas trilhas e cenários de três importantes campos do conhecimento: as ciências administrativas, as ciências da educação e as ciências da comunicação. Encontramos interfaces possíveis. Antagonismos evidentes e, principalmente, complementaridades entre as três áreas que sustentam a trajetória investigativa. As lentes do paradigma da complexidade serviram como método de pesquisa. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa bibliográfica, o levantamento por meio de questionário, as entrevistas em profundidade e a análise documental, fontes dos dados analisados que geraram possibilidades de respostas e inúmeras novas perguntas. Como síntese da trajetória desenvolvida e contribuição da pesquisa, é possível fazer as seguintes afirmações: compreendemos muitas das possíveis imbricações das três áreas, buscamos explicar aspectos da configuração atual do terreno da gestão educacional como área de tensões e contribuímos evidenciando o potencial da comunicação no desenvolvimento e na implementação de novos paradigmas de gestão nas organizações educacionais, a partir da perspectiva relacional, baseada na multidimensionalidade. A pesquisa permite inferir que, atualmente, o saber da comunicação está incluído nas organizações estudadas como uma área técnica de caráter instrumental e viés utilitarista. Entendemos, porém que, dialogicamente, essa forma de inclusão pode significar etapa importante na ampliação do lugar possível.
When searching for the inclusion of communication in the management of private educational organizations in Rio Grande do Sul, ventured by the tracks and scenes of three major fields of knowledge: the administrative sciences, sciences of education and science communication. Despite having focused for the last field above, (re) interfaces are possible, antagonisms and obvious, especially, complementarities between the three areas that supported the research trajectory. The lens of the paradigm of complexity served as a research method, ie as prerequisite to understand and build new knowledge. As methodological procedures, we search the literature, the survey by questionnaire, in depth interviews and documentary analysis, sources of data analyzed, which created opportunities for many new questions and answers. Developed as a synthesis of history and contribution of research, you can make the following statements: possible overlaps understand many of the three areas, we explain aspects of the current configuration of the field of educational management as an area of tension and showing the potential contribution of communication in development and implementation of new paradigms of management in educational organizations, from the relational perspective, based on multidimensionality. The research we infer that, currently, know the communication is included in the organizations studied as a technical area of character and instrumental utilitarian bias. We believe, however that, dialogicity, this type of inclusion can mean important step in the expansion of the place possible.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2250
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