Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24762
Type: masterThesis
Title: O que aprendem os jornalistas? uma análise das percepções de jornalistas sobre a relação entre formação acadêmica e práticas profissionais
Author(s): Porto, Alícia da Silva Cabral
Advisor: Hohlfeldt, Antônio
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2022
Keywords: JORNALISMO - ENSINO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO SUPERIOR
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Abstract: A presente pesquisa se propõe a discutir as percepções sobre a contribuição do ensino de jornalismo para a prática profissional de jornalistas formados na região metropolitana de Porto Alegre. Temos como problemática investigar a relação entre a formação e a prática da profissão através das perspectivas individuais de jornalistas. Para trazermos essa discussão, fazemos um resgate histórico e normativo da prática da profissão e do ensino do jornalismo, para, posteriormente, compreendermos as percepções dos jornalistas considerando a conjuntura curricular, social e histórica de suas formações, e relacioná-las com a sua atuação profissional. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, além do uso de entrevistas semi-estruturadas e análise discursiva dos imaginários. Nesta pesquisa, trazemos a técnica de entrevista num contexto reflexivo e de valorização da subjetividade. Para isso, selecionamos 18 entrevistados, pensados a partir do período de suas formações, áreas de atuação e sexo. A esse corpus de pesquisa aplicamos o método de entrevista semi-estruturada.Na análise, trabalhamos com a análise discursiva dos imaginários e usamos quatro eixos temáticos como categorias de apresentação dos resultados, sendo eles: Processos de formação acadêmica; Processos de formação e seus currículos/diretrizes vigentes; Trajetórias e práticas profissionais; Diferenças e/ou aproximações dos diferentes profissionais (geração e formação). A partir disso, chegamos a algumas inferências, como: há uma valorização pelo ensino do Jornalismo, praticamente, unânime entre os entrevistado; o distanciamento entre teoria e prática é apontado como um importante desafio na formação; o ensino necessita se atualizar para acompanhar as mudanças da profissão, principalmente, influenciadas pelos avanços tecnológicos; o mercado de trabalho, em geral, não estimula a qualificação dos jornalistas, especialmente quando trata-se do ensino teórico e reflexivo; a excessiva rejuvenização do mercado de trabalho é vista de forma negativa entre sujeitos de todas as gerações.
This research proposes to discuss the perceptions on the contribution of education in journalism to the professional practice of journalists graduated in the metropolitan region of Porto Alegre. Our problem is to investigate the relationship between the education and the professional practice through the individual perspectives of journalists. In order to present this discussion, a historical and normative resume of the practice of the profession and of the teaching of journalism was made to afterwards, comprehend the perceptions of the journalists considering the curricular, social and historical conjuncture of their studies and relate them to their professional performance. The methodology includes bibliographic and documental research, as well as semi-structured interviews and discursive analysis of imaginaries. In this research, we bring the interview technique in a reflective context and in which subjectivity is valued. Thereon, 18 interviewees were selected, based on the period of their graduation, areas of activity and gender.The semi-structured interview method were applied to this research corpus. In the analysis, we worked with the discursive analysis of the imaginaries and used four thematic axes as categories of presentation of results, namely: Academic instruction processes; Graduation processes and their current curricula/guidelines; Professional trajectories and practices; Differences and/or similarities amongst different professionals (generation and education). Henceforth, some inferences were made, such as: there is an appreciation for the instruction in Journalism, practically unanimous among the interviewees; the gap between theory and practice is pointed out as an important challenge in education; teaching needs to be updated to keep up with changes in the profession, mainly influenced by technological advances; the labor market generally does not encourage the qualification of journalists, especially when it comes to theoretical and reflective teaching; the excessive rejuvenation of the labor market is seen negatively among interviewees from all generations.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24762
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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