Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/25916
Tipo: masterThesis
Título: As contribuições do ensino de matemática para a manutenção do sistema capitalista
Autor(es): Kuhn, Leticia Diello
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO
CAPITALISMO
EDUCAÇÃO
Resumen: O objetivo deste trabalho foi compreender as contribuições do ensino de Matemática no Brasil para a sustentação das condições necessárias à manutenção do Sistema Capitalista. A pesquisa teve um caráter qualitativo, enquadrando-se em um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da área da matemática atuantes da rede pública e privada, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e seus discursos interpretados segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso da linha francesa. A análise permitiu identificar quatro funções atribuídas à escola que estabelecem condições propícias para a manutenção do sistema capitalista: a propagação de valores pertinentes às classes dominantes, a orientação individual aos estudantes, a preparação para o mercado de trabalho e o estímulo ao pensamento crítico. Além disso, a identificação dos professores como classe trabalhadora também foi passível de análise, uma vez que essa categoria não está imune aos mecanismos de controle pertinentes à manutenção do capitalismo. Concluiu-se que a educação matemática contribui como um instrumento de submissão e um treinamento para seguir ordens rígidas e inquestionáveis e que o sucesso em relação a essa disciplina - que não necessariamente está atrelado ao desempenho na disciplina e sim ao grau de ajustamento do estudante ao sistema escolar - parece garantir postos melhores no mercado de trabalho, o que faz com que ela tenha um papel fundamental na manutenção das desigualdades. Assim, o ensino de matemática pode ser considerado como uma ferramenta poderosa de controle e poder sobre as novas gerações de classe trabalhadora.
This work aims to understand the contributions of Mathematics teaching in Brazil to support the necessary conditions for the maintenance of the Capitalist System. The research had a qualitative approach and focused on a case study. Semi-structured interviews were carried out with teachers in the area of Mathematics who work in public and private schools and in the Final Years of Elementary and High School and their speeches were interpreted according to the theoretical assumptions of Discourse Analysis of the French matrix. The analysis made it possible to identify four functions assigned to the school that establish favorable conditions for the maintenance of the capitalist system: the propagation of values pertinent to the ruling classes, individual guidance to students, preparation for the job market and stimulation of critical thinking. In addition, the identification of teachers as working class was also subject to analysis, since this category is not immune to the control mechanisms pertinent to the maintenance of capitalism. It was concluded that mathematics education contributes as an instrument of submission and training to follow rigid and unquestionable orders and that success in relation to this discipline - which is not necessarily linked to performance in the discipline, but to the student's degree of adjustment to the school system - seems to guarantee better jobs in the labor market, which makes it play a fundamental role in maintaining inequalities. Thus, the teaching of mathematics can be considered as a powerful tool of control and power over the new generations of the working class.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25916
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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