Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortal, Leda Lisia Franciosien_US
dc.contributor.authorUmann, Jair Felipe Bonattoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:40Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:40Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2683-
dc.description.abstractEm tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.pt_BR
dc.description.abstractGiven the necessity of urgent changes towards a harmonic human life and the harmony between human beings and planet Earth, this thesis aims at suggesting hints for the construction of a methodology for the academic teaching of Brazilian popular dances under a transdisciplinary perspective. Starting with diverse methodological sources of inspiration the author proposes a harmonic combination of Science, Art, Philosophy and Traditions, highlighting the urgency regarding a change in the teaching process of popular dances. In addition to this, the author calls the attention to the necessity of a bigger academic appreciation of Brazilian popular culture. Based on literature, in interviews with masters of popular culture and his experiences as a researcher and a dance teacher, the author points to the diversity in the building of Brazil’s culture, highlights some arguable aspects regarding the way Brazilian academic teaching is structured and presents transdisciplinarity as an important alternative to the construction of a more human society. Thus, the biggest challenge proposed by the author is how the teaching of Brazilian popular dances at the university under a transdisciplinary perspective can contribute towards human development in its entirety.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectDANÇAS POPULARES E NACIONAISpt_BR
dc.subjectDANÇA - ENSINOpt_BR
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.titleDançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade: um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000399730-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,96 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.