Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2686
Type: masterThesis
Title: Formação continuada de professores da educação básica: políticas e práticas
Author(s): Verdum, Priscila de Lima
Advisor: Morosini, Marília Costa
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
Abstract: Esse estudo insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do PPGEdu da PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos/pesquisas produzidos no CEES (Centro de Estudos em Educação Superior /PUCRS). A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores da educação básica, realizada em parceria entre MEC, Instituições de Ensino Superior (IES) e Sistemas Públicos de Ensino (SPE). O objetivo principal foi analisar como um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, selecionado pelo edital SEIF/MEC nº 01/2003, para implementação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (REDE), percebeu essa proposta e atuou no processo de formação continuada de professores da educação básica, a partir da fala dos seus executores e da proposta pedagógica. Com essa análise objetivou-se destacar aspectos importantes de serem considerados numa iniciativa, como essa da REDE, que venham a contribuir para o desenvolvimento profissional docente e, por consequência, para a melhoria da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inserida no paradigma construtivista, cuja abordagem utilizada para investigação foi o Estudo de Caso, realizado no CAEF - Centro de Artes e Educação Física, sediado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além de envolver a pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, a coleta do material para a realização do trabalho teve como fontes: análise documental, observação direta e entrevistas.Os dados coletados foram examinados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES & GALLIAZI, 2007). O aporte teórico tem base em autores como: Contreras (2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), entre outros. O estudo permitiu destacar alguns importantes aspectos de serem considerados numa proposta, como a da REDE, entre eles: a consideração das necessidades dos professores na planificação das ações; a avaliação sistematizada da elaboração, execução e resultados das ações; a profissionalização dos formadores.
This study is part of online Training, Policy and Practices in Education PPGEdu of PUCRS and it is part of works/researches produced in CEES (Center for Studies in Higher Education) located at PUCRS. This research theme was the ongoing training of teachers of basic education, carried out jointly by MEC, Higher Education Institution ( IES) and Public School System (SPE). The main objective was to analyze as a Research and Development of Education selected the notice SEIF/MEC Nº 01/2003, for implementation of the National Continuing Education for Basic Formation Teachers (REDE), realized that proposal and served in the process of Continuing Education for teachers of Basic Education, from the speech of his executors, and the pedagogical approach. This review aimed to highlight important aspects to be considered a proposal, such as the REDE, which will contribute to the professional development of teachers and hence to the improvement of pedagogical practice. This is a qualitative research, inserted into the constructivist paradigm, whose approach was used to research the case study, conducted in CAEF (Center of the Arts and Physical Education, headquartered at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Besides involving the literature on the subject under study, the collection of material for the completion of the study as sources: documentary analysis, direct observation and interviews.The collected data was analyzed based on the methodology of Discourse Textual Analysis (MORAES & GALLIAZI, 2007). The theoretical framework is based on authors as: Contreras ( 2002), Marcelo (1999), Pérez Gómez (1998), Tardif ( 2002), Perrenoud (2002), Nóvoa (1995), Candau (1998), Rios (2003), among others. The study allowed to highlight some important aspects to consider a proposal, such as the REDE, the participating centers, including: considering the needs of teachers in the planning of actions, and systematic assessment of development, implementation and results of actions and the professionalization of teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2686
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