Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villelaen_US
dc.contributor.authorCaroni, Cybelleen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:10Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:10Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2765-
dc.description.abstractComo é ser/tornar-se professor de crianças de 1 a 2 anos? No intuito de responder a este questionamento e pesquisar como é que a minha experiência - o que eu vivo - transforma-se em saber experiencial - no que eu sei -, analisei os registros escritos – diários e avaliações - feitos de 2004, quando iniciei a docência na primeira turma de Classe Bebê de uma escola particular do município de Porto Alegre, a 2010. As primeiras investigações giraram em torno do aprofundamento teórico das ideias sobre o saber, através dos estudos de Clermont Gauthier e Maurice Tardif, e sobre a experiência, através de Hans-Georg Gadamer, Jorge Larrosa e Marie-Christine Josso. Acreditando que a escrita é uma das formas de pensar, refletir e promover auto-formação docente, agrego as ideias de John Dewey e Miguel Zabalza à base teórica desta dissertação. Partindo dos estudos destes autores, faço uma análise textual discursiva, ancorada na minha prática docente, onde reconheço que a teoria e a prática se complementam. A teoria me dá subsídios para enfrentar situações inusitadas que a prática provoca, mas ela depende da prática para poder existir.pt_BR
dc.description.abstractHow is it to become a teacher of 1 - 2 years old children? In the aim of answering this question and research how my own experience – what I live – becomes an experiential knowledge – what I know -, I analized written reports - diaries and evaluations – from 2004, when I iniciated teaching in the first Baby Class of a private school in the city of Porto Alegre, up to 2010. The first investigations refered to theoretical deepening of ideas about knowledge, through the studies of Clermont Gauthier and Maurice Tardif, and about experience, through Hans-Georg Gadamer, Jorge Larrosa and Marie-Christine Josso. Believing that writing is one of the ways to think, reflect and promote teacher self-learning, I add the ideas of John Dewey and Miguel Zabalza to the theoretical basis of the dissertation. Starting with the studies of such authors, I make a discourse analysis, based on my own teaching practice, where I recognize that theory and practice complement each other. Theory gives subsidy to face unusual situations aroused by practice, but it also depends on practice to exist.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleComo é ser professor de crianças de 1 a 2 anos?: um olhar crítico-reflexivo sobre uma realidade vividapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000430432-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.