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dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costaen_US
dc.contributor.authorStadtlober, Cláudia de Sallesen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:20Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2778-
dc.description.abstractA qualidade do ensino superior vem sendo questionada constantemente no Brasil e tem sido regulada pelo Estado. Os cursos de nível superior crescem em números significativos, em especial o curso de administração: é o primeiro curso em número de ingressos e em número de formados por ano. O presente estudo desenvolvido no CEES – Centro de Estudos em Educação Superior, na PUCRS, tem como objetivo analisar como o egresso avalia a qualidade de seu curso de graduação em relação a sua qualificação na profissão de administrador. A tese defendida no estudo é: A qualificação do egresso de administração para a empregabilidade é decorrente da qualidade do ensino superior e do envolvimento do estudante na sua formação. Para tanto, utilizou dados de egressos do INEP/MEC, elaborando indicadores de qualidade para a avaliação dos cursos de administração a partir da satisfação, da congruência e da empregabilidade no mercado de trabalho. O referencial teórico sustenta-se em autores internacionais e nacionais (CABRERA, HOLLAND, MOROSINI, TEZANOS) e aborda a satisfação e qualidade na perspectiva do sistema de ensino superior. Apresenta o histórico de educação superior no Brasil, seu desenvolvimento, o reconhecimento da profissão de administrador, a qualidade de ensino do curso de administração, os modelos de avaliação do MEC, o SINAES e, especificamente, o ENADE 2006 do curso de administração. Refere também o mercado de trabalho, sua evolução, impacto social dos egressos e empregabilidade.A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo foi inicialmente quantitativa, com uma análise dos dados do ENADE 2006 de administração, depois foi elaborada e aplicada uma survey. Este questionário foi aplicado aos egressos de administração de uma IES privada, sendo posteriormente efetivada uma parte qualitativa da pesquisa com a técnica de grupo focal, com 7 egressos. A análise dos dados confirma as hipóteses indicadas neste trabalho. Conclui-se que a qualidade do ensino superior tem muitos fatores envolvidos, não só os teóricos, mas outros que são desenvolvidos em diferentes momentos da formação dos egressos.pt_BR
dc.description.abstractThe quality of the higher education has constantly been questioned in Brazil and it has been regulated by State. The higher level courses grow in significant numbers, especially the administration course: it is the first course in number of admission and in number of graduate. The present study developed CEES, in PUCRS, has as objective is to analyze as the students who concluded the course evaluate the quality of their degree course in relation to their qualification in the profession of administrator. The thesis defended in the study is: The qualification of the students of administration for the employment is resulting from of the quality of higher education and the involvement of the student in his formation. For that, it used data from the graduate of INEP/MEC, elaborating quality indicators for the evaluation of the administration courses starting from the satisfaction, the consistency and the employment in the job market. The theoretical reference is sustained in international and national authors (CABRERA, HOLLAND, MOROSINI, TEZANOS) and it approaches the satisfaction and quality in the perspective of the higher education system. The report presents the records of the higher education in Brazil, its development, the recognition of the profession of administrator, the quality of teaching in the administration course, the models of evaluation of MEC, SINAES and, specifically, ENADE 2006 of the administration course. It also refers the job market, its evolution, social impact of the graduate and employment.The methodology used in the development of the paper was initially quantitative, with an analysis of the data of ENADE 2006 of administration, later it was elaborated and a survey was applied. This questionnaire was applied to the graduate of administration from a private university, being executed a qualitative part of the research later with the technique of focal group, with 7 graduate students. The analysis of the data it confirms the hypotheses presented in this paper. The conclusion is that the quality of the higher education has many involved factors, not only the theoretical ones, but others that are developed in different moments of the formation of the graduate.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - QUALIDADEpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectMERCADO DE TRABALHOpt_BR
dc.titleQualidade do ensino superior no curso de administração: a avaliação dos egressospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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