Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2795
Type: masterThesis
Title: A trajetória de inclusão de uma aluna com NEE, síndrome de Down, no ensino superior: um estudo de caso
Author(s): Lima, Olga Maria Blauth de
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2007
Keywords: EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
SÍNDROME DE DOWN
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO
Abstract: Esta investigação, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Saúde e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, é uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajetória pessoal, familiar e acadêmica, através de estudo de caso de um sujeito com NEE Síndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada ‘Flor’. O estudo analisou aspectos da estimulação e educação recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira infância até a universidade e realizou acompanhamentos junto à aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dança, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Canoas/RS, através de observações e anotações, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investigação foram analisados segundo o método de análise de conteúdos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias temáticas originaram-se das questões norteadoras desta investigação e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria ‘TRAJETÓRIA PESSOAL’ apresenta duas Subcategorias: ‘O início da caminhada’, em que são expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira infância até a fase pré-escolar; e ‘A passagem pela escolarização’, em que são expostas as angústias e esperanças dela e da família quanto à sua alfabetização.A segunda Categoria, “A TRAJETÓRIA FAMILIAR”, contém a subcategoria denominada ‘A trilha’, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria ‘TRAJETÓRIA ACADÊMICA’, está subdividida em três subcategorias: “Nova direção”, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; “Sentido obrigatório”, analisa os auxílios necessários ao bom desempenho acadêmico do sujeito-pesquisado; e “Fluxo Constante”, aponta o processo de avaliação deste aprendizado. A quarta, ‘OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA’, destaca o processo de Inclusão de Flor sob o ‘olhar do outro’, com as subcategorias: ‘O guia’, analisa a representação e importância da família; ‘Os guias auxiliares’, representa os professores do Ensino Médio e da Universidade; e ‘Os outros peregrinos’, representa os colegas da Universidade. A última categoria, ‘OS CAMINHOS A TRILHAR’, com as subcategorias: ‘Os próximos Trajetos’, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; ‘As Curvas do Caminho’, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais têm que enfrentar; e ‘O Caminho sem Volta’, aborda a própria Inclusão, que traz algumas propostas para a construção de uma sociedade inclusiva. Algumas recomendações surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das famílias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao máximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ênfase nas suas limitações; e a inclusão desde a Educação Infantil formará uma ‘cultura inclusiva’, que reduzirá a cultura do ‘assistencialismo’.
This investigation, placed within the scope of Person, Health and Education Development, at the Post- Graduation Program on Education at PUCRS, is a qualitative research. Its main objective was to investigate, through a case study, the personal, family and academic journey of a Down Syndrome subject, here named “Flower”. The study analyzed aspects of the stimulus and the education received by the investigated subject, since her early childhood until her higher education, and followed her experience at the Higher Course of Dance Technology, at ULBRA – Universidade Luterana do Brasil – in Canoas-RS – through observation and interviews with the subject, her family members and some of her teachers and fellow students. The data collected in the investigation were interpreted through content analysis, according to Bardin (2004), complemented by Moraes (ENGERS, 1994). Five main topics of discussion emerged from the research questions. The first, PERSONAL JOURNEY, originated two sub-topics: “The beginning of the journey”, in which the kind of assistance/treatment that Flower received from infancy to kindergarten are presented; and “Passage through School” in which we present her and her family's hopes and insecurities towards her process of literacy.The second topic, FAMILY JOURNEY, encompasses the sub-topic “The Trail”, in which we find Flower's and her family's reports. The third topic, ACADEMIC JOURNEY, is divided into three sub-topics: “New Direction” analyzes Flower's entrance at university; “Go Straight Ahead” analyzes the assistance that was necessary for her good academic performance; and “Even Flow” refers to the evaluation method of her learning process. The fourth topic, FELLOW TRAVELERS, focuses on Flower's inclusion process through the eyes of others, with the following sub-topics: “The guide”, which analyzes her family's representation and relevance; “The helping guides”, which represents her High School and University teachers and professors; and “Other Pilgrims”, which represents her fellow students at university. The last topic is PATHS TO TRAIL, with the following sub-topics: “The next paths” approaches Flower's expectations for her future; “Turns on the way” approaches prejudices that people with special educational needs have to face; and “No way back” approaches inclusion itself, and brings some propositions for the construction of an inclusive society. Some of the recommendations that emerges in this study were: better assistance to the families of patients with special educational needs, since birth, so that they can best develop their potential instead of focusing on their limitations; and the inclusion since kindergarten, which will build an “inclusive culture” and reduce the “assistentialist culture”.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2795
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000399734-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo446,54 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.