Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBernardes, Nara Maria Guazzellien_US
dc.contributor.authorGomes, Márciaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:28Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:28Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2807-
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza a relação entre arte-educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a constituição de identidades etnica-raciais afrobrasileiras, com base nos princípios da Educação Popular, da Arte-educação e do multiculturalismo. Situa-se numa abordagem qualitativa. Os sujeitos foram professores/as de arte-educação em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS) nas quais funcionam o Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações; trabalhados mediante uma Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a educação continuada reflete a perspectiva da formação para o trabalho associada ao desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos, que o ensino está fundamentado no interesse e nas necessidades dos alunos, bem como na proposta da Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã. A problematização do legado cultural artístico africano e afrobrasileiro emerge como desafio à formação de professores, que identificam na arte-educação a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento das identidades dos/as alunos/as.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza la relación entre arte educación en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y la constitución de identidades étnica-racialesafrobrasileñas, con base en los principios de la Educación Popular, del Arteeducación y del multiculturalismo. Se sitúa en un abordaje cualitativo. Los sujetos fueron profesores/as de arte-educación en escuelas de la red municipal de enseñanza de Porto Alegre (RS/BR), en las cuales funciona el Servicio de Educación de Jóvenes y Adultos (SEJA). Los datos han sido colectados por intermedio de entrevistas y observaciones; trabajados mediante un Análisis de Contenido. Los resultados indicaron que la educación continuada refleja la perspectiva de la formación para el trabajo, asociada al desarrollo individual y colectivo de los sujetos, en que la enseñanza está fundamentado en el interés y en las necesidades de los alumnos, bien como en la propuesta de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Escuela Ciudadana. El problema del legado cultural artístico africano y afrobrasileño emerge como desafío a la formación de profesores, que identifican en el arteeducación la posibilidad de contribuir para el desarrollo de las identidades de los/as alumnos/as. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpt_BR
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - FATORES RACIAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ARTÍSTICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpt_BR
dc.subjectENSINO PÚBLICO - PORTO ALEGREpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS: arte-educação e identidades étnico-raciais afro-brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000396396-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo302,09 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.