Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/2810
Tipo: doctoralThesis
Título: O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético
Autor(es): Machado, Júlio César da Rosa
Orientador: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
CONSTRUTIVISMO
PSICOLOGIA COGNITIVA
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
AUTOPOIESE
Resumen: O relatório da pesquisa “O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do Construtivismo Sistêmico Autopoiético” apresentado como condição parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desenvolve a tese que a pedagogia inspirada no Construtivismo fundado na Epistemologia Genética de Piaget, perde, gradativamente força na prática pedagógica, porque as aprendizagens, considerando fatores sócio-culturais da atualidade, tornam-se cada vez mais fractais, necessitando uma compreensão sistêmica autopoiética delas, por parte do professor, para que ele possa fazer uma intervenção didática produtiva no processo de aprendizagem do estudante. Por meio de uma análise de caráter micrográfica, o material coletado e estudado, possibilitou a elaboração de dois construtos teóricos: o paradigma da compreensão e do Construtivismo Sistêmico Autopoiético.
The research report “Errors and knowledge building under Autopoietic Systemic Constructivism perspective”, presented as a parcial condition for doctorate degree in Education at Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, develops the thesis that pedagogy inspired in Constructivism founded by Jean Piaget’s genetic epistemology, gradually loses strength in pedagogical practice, because learning, considering nowadays socio-cultural factors is becoming more and more fractal, which makes it necessary for teachers to understand it in a autopoietic systemic way, in order for them to perform productive didactic intervention at student’s learning process. Through a micrographic analysis, the collected and studied data made possible the elaboration of two theorical constructs: comprehension paradigm and Autopoietic Systemic Constructivism.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2810
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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