Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2937
Tipo: masterThesis
Título: Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
Autor(es): Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática”, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD.A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.
This research, entitled "Licentiate in modality Distance and Quality Challenge: a proposal of indicators for measuring quality of courses in Physics, Chemistry, Biology and Mathematics", gives as result a set of policies that include indicators to help establish metrics for quality for developing a course of Licentiate in Physics, Chemistry, Biology and Mathematics in the distance mode. Such research was based on a qualitative analysis, descriptive, naturalistic, constructive, counting, for this, with bibliographic and field research, with evidence in support of coordinators of courses of Bachelor in the distance mode, enriched by the contributions sought in the Analysis Textual Discourse (ATD). It was tried to get reflections and concepts related to quality in education, quality in graduation and quality in distance education, select quality metrics adopted for accreditation of courses in EAD mode international and Brazil. Together with the identifications the metrics used to measure quality in the Distance Education in the international and national (especially the recommendations of the MEC). From these items was a categorization of these indicators to help assess the intrinsic quality courses in the EAD mode. The systematization of information defined a set of guidelines / recommendations that include indicators to create/organize a course in this modality. The validation process was performed by an instrument sent to the coordinators of the Brazilian degree courses in EAD mode.Result interpretation of this research indicates that the type EAD needs high financial investments and that a high percentage of presence in class does not really mean high quality of a course and it is possible to graduation of teachers at a distance, since the development of pedagogical projects in this mode of teaching quality criteria are considered as the indicators proposed here.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2937
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000419111-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.