Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2952
Tipo: masterThesis
Título: Ressignificando práticas docentes numa abordagem etnomatemática
Autor(es): Narvaz, Miriam Benedetti
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
ETNOMATEMÁTICA
Resumo: Alunos desinteressados e constantes reprovações nos levam a crer que existe uma necessidade de repensar práticas docentes. Esta investigação teve como finalidade identificar e compreender de que forma é possível ressignificar práticas docentes com um grupo de professores, tendo como suporte a geometria numa abordagem etnomatemática. Apesar da geometria ter sido a origem do projeto, o encaminhamento posterior se afastou um pouco desse foco, aproximando-se mais da etnomatemática Para obter informações desta pesquisa, foi instituído um grupo de estudo, com seis professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, de escolas distintas, com formações acadêmicas em Matemática, Ciências e Biologia. Deste grupo, três professoras passaram a fazer parte do Projeto: Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação Permanente no Ensino Médio em Ciências: Constituição de Comunidades de Aprendizagem, financiado pelo FINEP (Fundação de estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia), demonstrando uma mudança paradigmática das professoras frente à pesquisa. Os encontros mensais duraram dez meses, e em cada encontro foram gravadas as falas e as atividades desenvolvidas, sendo submetidas a um processo de Análise de Conteúdo, que possibilitou explicitar categorias, resultando na descrição, interpretação e teorização do trabalho. A investigação focalizou as possibilidades e superações envolvendo as dobraduras, o professor pesquisador e a etnomatemática. Nos depoimentos aparecem de forma recorrente a falta de interesse dos alunos nas aulas repetitivas, e o professor despreparado para dar conta destas questões de desinteresse e agressividade. Como a educação representa um desafio grandioso, estas rupturas aqui apresentadas são uma parte do real trabalho que precisa ser realizado nasbases de nossas formações acadêmicas, para que cada professor incorpore em sua prática o educar pela pesquisa.
Selfless students and lots of failures let us believe that there is a necessity of rethink teaching practices. This research’s objective was identify and understand what are the possible ways of remean teaching practices with a teachers group, having the geometry in an ethnomathematic approach as a support. The geometry, however, was the original idea of this project, but afterwards, the development has departed from this focus and neared the ethnomathematics. For having more information about this situation, a study group was formed with six teachers that worked at municipal schools in Caxias do Sul. They were undergraduate in Mathematics, Science and Biology. Three of these teachers started to participate of the project Articulation between Curricular Development and Permanent Formation in Science in High Schools: Constitution of Learning Communities, financed by FINEP (Studies and Project Foundation of Science and Technology Ministry), looking for a teachers’ paradigmatic change in the research. The monthly meetings have happened for ten months, in each one were recorded speeches and developed activities, which were analyzed. This analysis has enabled showing categories, what has resulted this work’s description, interpretation and theorization. The investigation focused the possibilities and improvements involving paper sculpture, the teacher as a researcher and ethnomathematics. Lots of the speeches have talked about selfless students in repetitive classes and teachers who are unprepared to work on situations of selflessness and agressiveness. As the education represents a big challenge, what is shown here is a part of the real work that needs to be done in the basis of the academic courses, then each teacher can incorporate the educating for research into his practice.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2952
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000346805-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,32 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.