Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2952
Type: masterThesis
Title: Ressignificando práticas docentes numa abordagem etnomatemática
Author(s): Narvaz, Miriam Benedetti
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2006
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO
ETNOMATEMÁTICA
Abstract: Alunos desinteressados e constantes reprovações nos levam a crer que existe uma necessidade de repensar práticas docentes. Esta investigação teve como finalidade identificar e compreender de que forma é possível ressignificar práticas docentes com um grupo de professores, tendo como suporte a geometria numa abordagem etnomatemática. Apesar da geometria ter sido a origem do projeto, o encaminhamento posterior se afastou um pouco desse foco, aproximando-se mais da etnomatemática Para obter informações desta pesquisa, foi instituído um grupo de estudo, com seis professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, de escolas distintas, com formações acadêmicas em Matemática, Ciências e Biologia. Deste grupo, três professoras passaram a fazer parte do Projeto: Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação Permanente no Ensino Médio em Ciências: Constituição de Comunidades de Aprendizagem, financiado pelo FINEP (Fundação de estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia), demonstrando uma mudança paradigmática das professoras frente à pesquisa. Os encontros mensais duraram dez meses, e em cada encontro foram gravadas as falas e as atividades desenvolvidas, sendo submetidas a um processo de Análise de Conteúdo, que possibilitou explicitar categorias, resultando na descrição, interpretação e teorização do trabalho. A investigação focalizou as possibilidades e superações envolvendo as dobraduras, o professor pesquisador e a etnomatemática. Nos depoimentos aparecem de forma recorrente a falta de interesse dos alunos nas aulas repetitivas, e o professor despreparado para dar conta destas questões de desinteresse e agressividade. Como a educação representa um desafio grandioso, estas rupturas aqui apresentadas são uma parte do real trabalho que precisa ser realizado nasbases de nossas formações acadêmicas, para que cada professor incorpore em sua prática o educar pela pesquisa.
Selfless students and lots of failures let us believe that there is a necessity of rethink teaching practices. This research’s objective was identify and understand what are the possible ways of remean teaching practices with a teachers group, having the geometry in an ethnomathematic approach as a support. The geometry, however, was the original idea of this project, but afterwards, the development has departed from this focus and neared the ethnomathematics. For having more information about this situation, a study group was formed with six teachers that worked at municipal schools in Caxias do Sul. They were undergraduate in Mathematics, Science and Biology. Three of these teachers started to participate of the project Articulation between Curricular Development and Permanent Formation in Science in High Schools: Constitution of Learning Communities, financed by FINEP (Studies and Project Foundation of Science and Technology Ministry), looking for a teachers’ paradigmatic change in the research. The monthly meetings have happened for ten months, in each one were recorded speeches and developed activities, which were analyzed. This analysis has enabled showing categories, what has resulted this work’s description, interpretation and theorization. The investigation focused the possibilities and improvements involving paper sculpture, the teacher as a researcher and ethnomathematics. Lots of the speeches have talked about selfless students in repetitive classes and teachers who are unprepared to work on situations of selflessness and agressiveness. As the education represents a big challenge, what is shown here is a part of the real work that needs to be done in the basis of the academic courses, then each teacher can incorporate the educating for research into his practice.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2952
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000346805-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,32 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.