Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2960
Type: masterThesis
Title: Ciência em revista: a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
Author(s): Nörnberg, Igor Ferreira
Advisor: Moraes, Roque
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2008
Keywords: CIÊNCIAS - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Abstract: O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.
Teaching Science has as one of its functions building a new language that enables a broad reading of the world. The appropriation of this kind of language needs constant impregnation as well as dynamic approaches that allow students to develop their knowledge in a logical and critical way. Using comic strips can enable the development of scientific knowledge due to their unique characteristic of expression that can arise creativity and imagination. The aim of this dissertation has been analyze six grade students' comic strips interpretation, besides investigating the use of this material as a didactic tool. In order to do it, students' interpretations about Níquel Náusea's comic strips have been collected. A research has also been developed and had its starting point from comic strips brought by the students themselves. The research presents a constructive-naturalistic approach, and the information has been analyzed through the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007). The comic strips have proved to be an important tool that could approach school and everyday students' lives. Using comic strips in Science teaching do not intend to be the only methodology to be used, but one more option to the scientific literacy.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2960
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000401955-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,79 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.