Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2977
Tipo: masterThesis
Título: A construção de conceitos em matemática: uma proposta usando tecnologia de informação
Autor(es): Piccoli, Luís Alberto Prates
Orientador: Cláudio, Dalcidio Moraes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
Resumo: A realidade das salas de aula aponta para um ensino muitas vezes descontextualizado; os alunos não chegam, em geral, a fazer uma relação entre os assuntos estudados na escola e suas vivências extra-escolares, e, por isso, talvez, acabem por, simplesmente, memorizar conceitos prontos, regras, fórmulas que perdem seu significado no cotidiano. Percebe-se, assim, a necessidade de aproximar escola e aluno. Este estudo visou, portanto, verificar que mudanças podem ocorrer no aprendizado de matemática, mais especificamente, na construção de conceitos em matemática, quando se faz uso dos modernos recursos disponibilizados pela tecnologia da informação, recursos por que a maioria dos alunos mostra ter gosto e familiaridade. Para tanto, acompanhou-se o processo de construção do conceito matemático de função numa turma de aproximadamente quarenta alunos da Faculdade de Administração das Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Esta dissertação se constitui de um relato das observações feitas pelo pesquisador a partir das atividades realizadas pelos alunos da turma acima citada no laboratório de informática das Faculdades Porto-Alegrenses. Estes alunos construíram gráficos que representam funções com a ajuda do software WINPLOT. Construídos os gráficos, eles foram capazes de depreender relações entre alguns tipos de funções e as características de seus gráficos. Apontaram também relações entre os coeficientes das funções e os pontos notáveis dos gráficos, como cortes nos eixos x e y e os extremos dos gráficos, bem como, mostraram conhecimento sobre a evolução destes quanto ao aspecto crescente e decrescente, caracterizando a compreensão do conceito de função. Também se fez aqui um comentário às respostas dadas aos questionários apresentados ao final das atividades quando os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o trabalho realizado usando a tecnologia da informação.
Nos écoles présentent, très fréquemment, un enseignement hors contexte: les élèves, en général, n’arrivent pas à comprendre quel rapport il y a entre les sujets donnés en classe et leurs expériences extra-école, et, peut-être pour cela, ils finissent pour, tout simplement, mémoriser concepts, règles, formules qui n’ont pas de signification pour eux au quotidien. Cela nous montre le besoin de rapprocher école et élève. Ce travail a eu comme objectif vérifier quels changements peuvent avoir lieu en ce qui concerne l’apprentissage de mathématique, ici specifiquement, la construction de concepts en mathématique, quand on s’utilise des modernes recours disponibilisés par les tecnologies de l’information, par lesquels nos élèves présentent souvent goût et familiarité. Ainsi, on a accompagné le processus de construction du concept mathématique de fonction dans une classe d’une quarentaine d’élèves à la Faculté d’Administration des Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Ce travail se constitue d’un rapport des observations faites par le chercheur à partir des activitées réalisées au laboratoire d’informatique des Faculdades Porto-Alegrenses par les élèves de la classe citée ci-dessus. Ces élèves ont construit des grafiques qui répresentent des fonctions à l’aide du software WINPLOT. À partir de ces grafiques, ils ont été capables d’établir des relations entre certains types de fonctions et les caracteristiques des grafiques de ces fonctions. Ils ont montré encore le rapport entre les coefficients des fonctions et les points notables des grafiques, c’est-àdire, l’intersection des axes x et y et des extremums. En plus, ces élèves ont montré avoir compris l’évolution d’un grafique en ce qui concerne son aspect croissant et décroissant, ce qui indique la compréhension du concept de fonction.On y fait aussi un commentaire aux réponses données par les élèves aux questionnaires présentés à la fin des activités quand ils ont pu exprimer leurs opinions sur le processus d’apprentissage du contenu en question en s’utilisant des tecnologies de l’informationfre
URI: http://hdl.handle.net/10923/2977
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