Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2990
Type: masterThesis
Title: Material didático em um ambiente virtual de aprendizagem
Author(s): Pinho, Denise de Sena
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2008
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
Abstract: O avanço da Educação a Distância com suporte em um Ambiente Virtual de Aprendizagem vem crescendo constantemente nas universidades brasileiras. Diante de tal contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o material didático em um curso de Licenciatura em Matemática oferecido por uma Universidade Federal no Rio Grande do Sul, na disciplina de Geometria Espacial. Como devem ser estruturados e desenvolvidos os materiais didáticos em cursos de Licenciatura em Matemática a distância para que privilegiem a interação no ambiente virtual foi a pergunta que norteou a presente pesquisa. A investigação foi efetivada através das discussões no chat e das respostas às questões de pesquisa por parte dos sujeitos – professores e alunos. Ao longo do texto, procurou-se discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa, como o contexto, o material didático e a interação. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que se interpenetram com o contexto analisado. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a elaboração de material didático com o uso de diferentes mídias, que leve em consideração o aluno nas suas especificidades para favorecer uma educação com qualidade.
The advance of The Distance at Educacion with support in the Virtual Environment come growing up constantly at the brasilians universities. In the presence of the context, the search have the object analyse the didatical material in the course of Mathematics offerbby to a Rio Grande do Sul University, in the subject of Space Geometry. As must be structured and development in the didaticals materials in the courses at distance of Mathematics, than privilege the interaction in the virtual environment, was the question that directed the search. The investigation was effected by the discussions in the on- line chat of and the aswers about the question of th research by the chaps- teachers and students. Along the text, an attempt was made, about questions directly involved with the research, as the context, the didatical material and the interaction. The results of the research is analize by the phenomenological, from the previous established categories that interpenetrate with the context analized. The interpretation of the research results leads conclusions that point out to the build of the didatical material with the use of the differents medias that take into consideration the student in the specify favourable the education with quality.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2990
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000401121-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,61 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.