Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/3101
Tipo: masterThesis
Título: Origami e tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no ensino fundamental
Autor(es): Rancan, Graziele
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
GEOMETRIA
ENSINO FUNDAMENTAL
COMUNICAÇÃO VIRTUAL
BLOGS
Resumen: The research work developed in this Master‟s thesis investigates the possibilities of using the technique of folding called Origami to support the teaching of Geometry, using a Blog as an extension of classroom activities specially created as an articulator of the proposed methodology. This site aimed at allowing the record of interactions between teacher and students and also students of one another. For this research we developed a methodological approach based on creating activities using concrete and virtual materials, which were associated teaching strategies that sought to provide mathematic teachers in the 7th grade of elementary school an alternative to working contents of Plane Geometry considering different from a traditional approach, since it proposes to study the elements of the 2D space from the observation of the 3D space. This study demonstrated the possibility of interaction between subjects, cooperative and collaborative work, through the use of Blog, this element being a supporter of the activities outside the classroom. It is evident that the virtual space in Blog helped to expand the network of new knowledge developed in the classroom and the students‟ contribution helped the development of their self-esteem and autonomy. The results obtained with this proposal indicate that the creation of methodological proposals that include the communication resources used by this digital generation associated with concrete materials facilitate the understanding and study of the students, in addition to facilitate and closer communication between themselves and the class with the teacher.
O trabalho de pesquisa desenvolvido nesta dissertação de Mestrado buscou investigar as possibilidades de se utilizar a técnica de dobradura denominada Origami como apoio no ensino de Geometria, utilizando como elemento de extensão às atividades presenciais um Blog especialmente criado como elemento articulador da metodologia proposta. Este espaço visou permitir o registro das interações entre o professor e seus alunos e, também, dos discentes entre si. Para a realização desta pesquisa foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na criação de atividades utilizando materiais concretos e virtuais, aos quais estiveram associadas estratégias de ensino que buscaram oferecer aos professores de Matemática da 7ª série do ensino fundamental uma alternativa para trabalhar conteúdos de Geometria Plana considerando uma abordagem diversa da tradicional, uma vez que propõem estudar os elementos do espaço 2D a partir da observação do espaço 3D. Este estudo demonstrou as possibilidades de interação entre os sujeitos, o trabalho cooperativo e colaborativo, por meio do uso de Blog, sendo este elemento apoiador das atividades fora do espaço da aula presencial. Evidencia-se que o espaço virtual estabelecido no Blog auxiliou a expandir a rede de novos conhecimentos elaborados na sala de aula e as contribuições dos alunos auxiliam no desenvolvimento da sua autoestima e autonomia. Os resultados obtidos com esta proposta indicam que a criação de propostas metodológicas que incluam os recursos de comunicação utilizados por esta geração digital associados a materiais concretos facilitam o entendimento e o estudo dos alunos, além de facilitarem e aproximarem a comunicação da turma entre si e com o professor.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3101
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000436223-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.