Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3472
Type: masterThesis
Title: O papel do escravo em Aristóteles e Hegel
Author(s): Nicuia, Eurico Jorge
Advisor: Weber, Thadeu
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Issue Date: 2009
Keywords: FILOSOFIA
ESCRAVIDÃO (FILOSOFIA)
DIALÉTICA
RECONHECIMENTO (FILOSOFIA)
LIBERDADE
HEGEL, GEORG WILHELM FRIEDRICH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ARISTÓTELES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo analisar o papel do escravo em Aristóteles e em Hegel, tendo presente os contextos histórico-filosóficos da escravidão no primeiro capítulo; bem como a abordagem filosófica da escravidão em Aristóteles e em Hegel no segundo capítulo; finalmente, debruçar-se-á sobre o papel do escravo nos dois filósofos, no terceiro capítulo onde destacamos os seguintes: i) doméstico, o único papel descrito por Aristóteles porque o escravo não participava de outras atividades da cidade ii) lógicoontológico ou a relação interdependente entre as duas consciências-de-si que buscam a certeza-de-si através do aparecer da outra consciência, pela submissão e trabalho da consciência escrava que constituem as formas de luta pela sobrevivência de ambas as consciências. Por conseguinte, ainda neste papel, aborda-se a dimensão social da pessoa humana através da categoria da alteridade, pois é inconcebível o “Eu” sem a existência do “Outro”; iii) ético-político, a partir da teoria do reconhecimento - uma teoria filosófica moderna que conta com a categoria da intersubjetividade que torna possível a formação da consciência individual, o reconhecimento dos sujeitos na sociedade e no Estado e à conquista da liberdade; iv) gnosiológico a partir da dialética entendida como método e sistema científico a partir dos três momentos da evolução do conhecimento: tese, antítese e síntese. Em Hegel, para que o conhecimento seja verdadeiro, absoluto, científico deve passar por uma enunciação ou afirmação da realidade que se pretende expor (tese); seguindo-se pela crítica ou “negação’ de dados ou afirmações colocadas (antítese) e, por fim, o “desenvolvimento de uma nova afirmação, assumindo pontos importantes e permanentes da posição original, ampliando-a” (síntese).Trata-se do mesmo processo que ocorre na dialética do senhor e do escravo.
This dissertation aims to analyze the rule of the slave in Aristotle and Hegel based on the historical-philosophical contexts of slavery on the first chapter. We also analyze the philosophical approach of slavery in Aristotle and Hegel on the second chapter. We finally lean over the rule of the slave in Aristotle and Hegel where the following is highlighted: -i) The household chore is the only rule described by Aristotle because the slavery had not ability to participate in an other city activities ii) logical-onthological or the interdependent relation between the two self-conscious, which search for self assurance upon the emergence of another conscience through the submission and work of the enslaved conscience constituting the forms of struggle for survival of both conscious. We, thus, approach too the social dimension of the human being through the alterity category, since it is inconceivable the existence of the Self without the Other; iii) ethical-political, following the recognition theory – a modern philosophical theory which relies on the intersubjectivity category to enable the formation of an individual conscience, a recognition of the subjects in the society and in the state and the achievement of freedom; iv) gnosiological, viewing the dialectic as a method and scientific system of the three moments of the knowledge evolution: thesis, antithesis and synthesis. According to Hegel, in order for knowledge to be true, absolute and scientific, it must go through an enunciation or affirmation of reality it intends to display (Thesis); following the critic or “negation' of affirmations made (antithesis) and, at last, the “development of a new affirmation, assuming important and permanent points of the original position, extending it” (Synthesis), similarly to the process in the master and slave dialectic.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3472
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