Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGauer, Ruth Maria Chittóen_US
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Volcãoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:58:45Z-
dc.date.available2013-08-07T18:58:45Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3859-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva compreender a forma como, após o golpe militar de 1964, que levou a instalação do Estado de exceção no Brasil e gerou um progressivo cerceamento da liberdade e acirramento da censura, os grupos teatrais de Pelotas e Porto Alegre posicionaram-se em relação ao Regime Militar (1964-1985), debateram e inseriram temáticas de cunho politicamente engajado em suas produções, com claro intuito de instigar o espectador à tomada de uma posição contrária ao regime que havia sido imposto, a exemplo do que grupos, como o Teatro de Arena em São Paulo, bem como de outros no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Também, procura constatar, a partir de depoimentos de pessoas que integraram o movimento teatral naquele período, traços de sentimentos desencadeados pela censura e repressão, entre eles o medo, a humilhação e os ressentimentos.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand how, after the 1964 coup d’etat that leaded to the establishment of the exception state in Brazil that trigged the limitation of freedom and the intensification of censorship, the theatre companies, from Pelotas and Porto Alegre, behaved toward military dictatorship (1964-1985), discussed as well as included political themes in their plays, which aimed to instigate the audience to have a position against the type of government that was imposed by the military forces, such as the Arena Theater in São Paulo, as well as many others in São Paulo and Rio de Janeiro. Besides, we tried to found out, through the statement of the people who took part of the theatre companies at that time, the traits of resentments trigged by the censorship and repression, and, among them, fear, humiliation and resentments.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA - REGIME MILITAR, 1964-1985pt_BR
dc.subjectTEATRO (ARTES CÊNICAS) - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIApt_BR
dc.titleHá uma bomba no teatro: um estudo sobre o movimento teatral em Pelotas e Porto Alegre em tempo de Estado de Exceção (1964 – 1975)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000426505-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.