Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/4078
Tipo: doctoralThesis
Título: Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental
Autor(es): Bublitz, Grasiela Kieling
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen: Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista.
This thesis, titled Process of reading and writing and Linguistic Awareness of children that begin their learning in Elementary School with 6 years old, describes and analyses, through specific tests, the reading, the writing and the awareness linguistic (phonological, syntactic, semantic and pragmatic) of the students that begin their learning with 6 years old in Elementary School. The application of the tests was in 14 students (8 girls and 6 boys) that were 6 years old completed. The results were analysed and compared. These results made it possible to verify the relationship between linguistic abilities, reading and writing. It made it possible too verify how these abilities are evaluated by the students‟ teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4078
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000421818-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,05 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.