Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIbaños, Ana Maria Tramunten_US
dc.contributor.authorPozenato, Maria Helena Menegottoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:21Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:21Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4093-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é – e provavelmente o será por muito tempo – determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation had the objective to investigate the possibility of using Latent Semantics Analysis (LSA), by means of the software Summary Street, to teach lessons on how to write a summary for groups of students that we considered advanced learners of English as a foreign language. The theoretical aspects focused on information about Connectionism and its relationship to other cognitive theories, as well as the production of academic summaries. These topics are based on authors such as Poersch (1998; 2003ª; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), among many others. Specifically the research aimed to compare the writing of summaries made by students who had traditional classes (with a teacher, therefore) to the writing of summaries made by students who were taught by the online tutor named Summary Street. Results show two distinct directions for interpretation: the first one identifies technological innovation in teaching process as an important tool for learning, once the student realizes his/her behavior has also to be modified in order to take a better profit from these tools; the second direction allows affirming teacher’s job still is – and will probably be for a long time from now – determinant for learning success, if considered a wider orientation for learners, specially for those who have a concurrent use between technological tool and teacher’s observations.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectRESUMOS - ELABORAÇÃOpt_BR
dc.subjectINGLÊS - APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectSEMÂNTICApt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.titleProdução de resumos escolares descritivos em língua estrangeira: uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Streetpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000405644-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,61 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.