Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4157
Type: masterThesis
Title: A magia da poesia: aprendizado da leitura e da escrita
Author(s): Domingues, Cristiane Lumertz Klein
Advisor: Aguiar, Vera Teixeira de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2007
Keywords: LITERATURA INFANTIL
POESIA E ENSINO
LEITURA
ESCRITA
Abstract: A dissertação relata uma experiência pedagógica realizada com alunos de 8 a 12 anos da Escola Estadual Coelho Neto, na Vila Nossa Senhora de Fátima, onde a PUCRS tem seu Centro de Extensão Universitária Vila Fátima. A atividade pedagógica consistiu na interação das crianças com os poemas infantis de Mário Quintana, sob a orientação do CLIC, grupo de pesquisa sobre leitura e literatura infantil. A primeira parte do trabalho é constituída pelo referencial teórico, no qual é possível encontrar conhecimentos sobre o poder da imaginação no ato de ler e escrever; a segunda salienta a força da poesia de Mário Quintana, bem como sua obra e biografia; e a terceira parte, por fim, apresenta o relatório das oficinas e a descrição da metodologia utilizada. Os resultados alcançados comprovam que o convívio com poemas aprimora a leitura, a escrita, a oralidade e a formação do hábito de ler.
El ensayo relata una experiencia pedagógica realizada con alumnos de 8 a 12 años, de la Escuela Estatal Coelho Neto, en la Villa Nossa Senhora de Fátima, donde la PUCRS tiene su Centro de Extensão Universitária Vila Fátima. La actividad pedagógica consistió en la interacción del niño con los poemas infantiles de Mário Quintana, bajo de orientación del CLIC, grupo de pesquisa em la lectura y literatura infantil. La primera parte está basada por hacer referencia a la teoría, donde es posible encontrar conocimiento sobre el poder de la imaginación en el acto de leer; la segunda, enfatiza la fuerza de la poesía de Mário Quintana, bien como su obra y biografía; y, por fin, el informe de los talleres y la descripción de la práctica utilizada. Los resultados alcanzados permiten la constatación de que la convivencia con poema aprimora la lectura, el redactar, lo verbal y la formación de hábito de leer. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4157
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000398242-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,51 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.