Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6646
Tipo: masterThesis
Título: A informação de moda da Revista Vogue na rede social Instagram: um estudo sobre novos modelos de produção e difusão de conteúdos de moda sob o viés da convergência midiática e da cultura participativa
Autor(es): Weidlich, Maria Teresa de Moraes
Orientador: Cunha, Magda Rodrigues da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
MODA
MÍDIA DIGITAL
Resumo: O presente estudo visa investigar os novos modelos de produzir e divulgar informação de moda a partir das mídias digitais. Para tal, a revista Vogue americana, de setembro de 2013, e a rede social Instagram, representada pela conta Vogue Magazine e pelas contas das blogueiras de moda Tuula Vintage, Chiara Ferragni e Thássia Naves, são objetos da investigação. A análise utiliza o método da categorização, a fim de estabelecer correspondências entre os conteúdos veiculados pela Vogue e as postagens das contas na rede social Instagram, apontando em quais aspectos se assemelham e em quais se diferem. Como aporte teórico, são utilizados os conceitos de cultura participativa e economia afetiva, sugeridos por Jenkins (2011), e o princípio da variabilidade, problematizado por Manovich (2002). O objetivo geral debruça-se na tentativa de compreender como a informação veiculada pela mídia tradicional propaga-se na rede, no momento em que as etapas de produção e difusão desses conteúdos passam a ser interpeladas pela participação dos usuários.
The present dissertation investigates new models of production and diffusion of fashion information in digital media. For that, the September issue of American Vogue and the social network Instagram, represented by Vogue Magazine’s account and by fashion bloggers’ accounts Tuula Vintage, Chiara Ferragni and Thássia Naves, are objects of investigation. The categorization method holds the analysis in order to establish matches between the contents related in Vogue and Instagram accounts posts, pointing in which aspects they are similar and in which aspects they are distinct. The theoretical point of view take into account the concepts of participatory culture and affective economy suggested by Jenkins (2011), and the variability principle thought by Manovich (2002). The main objective leads to understand how the mainstream information flows in the network when the steps of production and diffusion of these contents are challenged by the participation of users.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6646
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