Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/6656
Type: masterThesis
Title: Política na web: um estudo sobre o uso de redes e mídias sociais pelos candidatos à prefeitura de Porto Alegre em 2012
Author(s): Bianchini, Aline Feijó
Advisor: Silva, Juremir Machado da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2013
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEMOCRACIA
ELEIÇÕES
MÍDIA SOCIAL
REDES SOCIAIS
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Abstract: O crescimento do uso da internet na política, desde a metade da década de 1990, trouxe consigo alguns questionamentos relevantes acerca do uso das ferramentas de comunicação digital para campanhas eleitorais on-line que, nesse contexto, têm figurado como as mais importantes plataformas, recebendo maior atenção, por parte de candidatos e de partidos políticos e sendo utilizadas como mídias sociais, oferecendo meios para a divulgação e a disseminação de informações; ou como redes sociais, em ambientes de troca e de criação de laços com a esfera civil, oportunizando um espaço para a expansão da participação política e, consequentemente, o desenvolvimento da democracia. Através de um estudo com inspirações etnográficas e de técnicas, como a observação participante e as entrevistas de profundidade, este trabalho busca compreender como tais ferramentas estão sendo utilizadas e em que medida aproximam a esfera civil da classe política, criando verdadeiras redes sociais e abrindo caminho para uma conversação mais direta, entre as esferas pública e política.
The growing use of internet in politics, since mid 1990s, has brought some important questions about the use of digital communication tools in political on-line campaigns. In this context, the social networks websites have figured as the most important platforms, receiving greater attention from candidates and political parties. These can be used as social medias – providing means to propagate and disseminate information – or as social networks – propitiating exchange and trading environments and the creation of bonds with the civil sphere, offering a space for the expansion of political participation and, consequently, the development of democracy. Through an study with ethnographic inspirations and techniques such as participant observation and in-depth interviews, this research seeks to understand how these tools are being used and to what extent help the approach of the civil and political classes, creating real social networks and paving the way for a more direct conversation between the public and political spheres.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6656
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