Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/6669
Type: masterThesis
Title: Adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas de escalas de sintomas e cognições pós-traumáticas em crianças e adolescentes
Author(s): Lobo, Beatriz de Oliveira Meneguelo
Advisor: Kristensen, Christian Haag
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2014
Keywords: PSICOLOGIA INFANTIL
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PSICOMETRIA (PSICOLOGIA)
PSICOLOGIA COGNITIVA
SINTOMAS
Abstract: A exposição a eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência tem sido reportada em aproximadamente 50% das crianças e adolescentes. Sintomas de ansiedade, depressão, comportamento suicida, comportamento sexual inadequado, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, entre outros estão associados à exposição traumática nessa faixa etária. A literatura aponta que o processamento cognitivo disfuncional em relação à situação traumática está relacionado com o desenvolvimento, a manutenção e o agravamento da sintomatologia pós-traumática. Considerando a variabilidade das respostas relacionadas com a vivência de eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência e os fatores de risco implicados na manifestação de tais reações, a avaliação precoce das reações pós-traumáticas é fundamental para o estabelecimento de intervenções adequadas. Essa dissertação de mestrado é composta por três estudos empíricos apresentados na forma de artigos. O objetivo geral do trabalho foi realizar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas do Trauma Symptom Checklist for Children (TSCC) e do Child Posttraumatic Cognitions Inventory (CPTCI). O TSCC (Estudo 1) foi adequadamente adaptado e demonstrou apropriada consistência interna. O instrumento manteve a mesma estrutura fatorial sugerida pelo estudo normativo, com uma solução de seis componentes, obtida através da Análise de Componentes Principais (PCA).No entanto, a Análise Fatorial Confirmatória (CFA), evidenciou uma baixa correlação entre os itens e o construto latente, revelando pouca adequação do modelo. Foram explorados modelos alternativos com a retirada de itens que obtiveram baixas cargas fatoriais. Apesar do aumento dos índices de adequação do modelo, este estudo não sugere modificações na estrutura do TSCC, considerando que esses são resultados preliminares de avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. Foram obtidas boas evidências de validade convergente, evidenciadas através de correlações entre com o CDI e a CBCL. O Estudo 2 demonstrou adequada adaptação transcultural e validação de conteúdo do CPTCI. Os resultados do Estudo 3, por sua vez, demonstraram elevada consistência interna do CPTCI e uma estrutura fatorial com dois componentes (“Mudança permanente e perturbadora” e “Pessoa frágil em um mundo assustador”). Apesar da similaridade com a estrutura fatorial do estudo original, a CFA demonstrou que o modelo não se adequou aos dados do presente estudo, o que indica que o CPTCI parece comportar-se de maneira particular na realidade brasileira. Foram obtidas consistentes evidências de validade convergente, através de correlações com o TSCC e o CDI. Tomados em conjunto, os achados evidenciados pelos três estudos sugerem que o TSCC e o CPTCI são instrumentos fidedignos e com adequadas evidências de validade.
Exposure to potentially traumatic events in childhood and adolescence has been reported in approximately 50 % of children and adolescents. Symptoms as anxiety, depression, suicidal behavior, inappropriate sexual behavior and Posttraumatic Stress Disorder has been observed in traumatic exposed youth. Previous literature indicates that cognitive processing is related to the development, maintenance and aggravation of posttraumatic symptoms. Considering the variability of responses related to the traumatic events exposure in childhood and adolescence, early psychological is critical to the establishment of appropriate interventions. This dissertation consists of three empirical studies presented in the form of articles. The overall objective of this study was to conduct a cross-cultural adaptation and evaluate the psychometric properties of the Trauma Symptom Checklist for Children (TSCC) and the Child Posttraumatic Cognitions Inventory (CPTCI). The TSCC (Study 1) was properly adapted and demonstrated adequate internal consistency. The PCA yielded a six-factor solution, as proposed in the TSCC original structure. CFA was conducted to examine fit of the TSCC original six-factor solution. For all clinical scales (excepted Anger), were explored alternative models removing items that had a low correlation with other TSCC items and the latent construct.Despite rising rates of model fit, this study does not suggest changes in the structure of TSCC, considering that these are preliminary results of TSCC psychometric properties on a Brazilian sample. Good evidences of convergent validity were evidenced through correlations with the CDI and CBCL. Study 2 showed an adequate cross-cultural adaptation and content validation of CPTCI. The results of Study 3 showed high internal consistency and a two-component solution (“Permanent and disturbing change” and “Fragile person in a scary world”), Despite the similarity with the original structure of CPTCI, CFA showed that the original model did not fit well the data. Convergent validity evidences were obtained through correlations with TSCC and CDI. Findings highlighted by the three studies suggest that the TSCC and CPTCI are reliable and had adequate evidences of validity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6669
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