Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/6684
Type: masterThesis
Title: A meritocracia como fator de estímulo no desempenho da educação brasileira: problematizações e novas possibilidades
Author(s): Silva, Max Ronaldo da
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2014
Keywords: EDUCAÇÃO - BRASIL
EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
Abstract: Justaposta ao desenvolvimento da avaliação em larga escala na educação brasileira, a meritocracia vem aparecendo em meio a esse contexto, tornando-se um instrumento cada vez mais constante nas políticas públicas em educação e o centro de várias concepções críticas sobre seu emprego. Mas até que ponto essas inferências podem comprometer a viabilidade dessa política? A partir desse questionamento, o presente estudo contextualizará a ascensão meritocrática no cenário brasileiro - mais especificamente, no eixo que abrange as ações do Governo Federal e que se reflete nos planejamentos das políticas públicas dos estados - bem como, permeará os nexos causais que fazem dessa política um tema tão complexo e de concepções críticas divergentes. Para ilustrar uma suposta dicotomia ideológica no tratamento da meritocracia na Educação brasileira, o desenvolvimento deste trabalho apresenta dois cursos ideológicos: a Frente Favorável à Meritocracia (FFM) e a Frente Resistente à Meritocracia (FRM), os quais, segundo evidências contidas neste estudo, polarizam um debate acerca da implementação deste mecanismo no sistema de ensino brasileiro em diversos pontos, dentre eles, a valorização dos profissionais perante avaliação, a atuação dos sindicatos e associações dos profissionais da Educação e a discussão quanto à eficácia dessa política.Através dos posicionamentos dos sujeitos, compilados pelos argumentos que norteiam essas concepções contrapostas, este estudo reproduz as implicações desse embate à qualificação dessa política. Agregado a essas ações, em justaposição ao referencial teórico, o complemento desse trabalho conta com algumas ponderações mediadoras, com intuito de contribuir para um debate menos ideológico na abordagem dessa política, em prol do novo momento em que a Educação brasileira se encontra.
Juxtaposed to the development of large scale evaluation in Brazilian education, the meritocracy has been appearing in middle of this context, becoming an increasingly constant instrument in public policies in education and the center of many critical views about his job. But how far these inferences may compromise the viability of this policy? From this question, this study puts the meritocratic ascent in the Brazilian scene into a context - specifically, the axis that includes the actions of the Federal Government and that is reflected in the planning of public policies of states - as well as, it‟ll permeate the causal links that make this policy such as complex and divergent conceptions critical issue. In order to illustrate a supposed ideological dichotomy in the treatment of meritocracy in Brazilian education, the development of this work presents two ideological courses: Front Favorable to Meritocracy (FFM) and Resistant Front Meritocracy (FRM), which, according to evidence in this study, polarized a debate about the implementation of this mechanism in the Brazilian education system in several points, among them, the appreciation of professionals before review, the action of unions and associations of professional education and the discussion about the effectiveness of this policy.Through the positioning of the subjects, compiled by the arguments that guide these opposing conceptions, this study reproduces the implications of this clash to qualification of this policy. Added to these actions, in juxtaposition to the theoretical framework, the complement of this work has some thoughts mediators, with the aim to contribute to a less ideological debate on this policy approach in favor of the new time that the Brazilian education is today.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6684
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