Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6778
Tipo: masterThesis
Título: RADA: uma abordagem para a documentação de arquiteturas de referência através de linguagens de descrição arquiteturais
Autor(es): Brandes, Eduardo da Silva
Orientador: Bacelo, Ana Paula Terra
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: INFORMÁTICA
ENGENHARIA DE SOFTWARE
ARQUITETURA DE COMPUTADOR
Resumen: Práticas de reúso em um contexto de desenvolvimento de software, assim como em outras atividades, contribuem significativamente para a melhoria da qualidade dos artefatos gerados. Nesse sentido, pesquisas em Engenharia de Domínio (ED) vêm propondo métodos e abordagens com o intuito de apoiarem o reúso de software. A fase de projeto dos métodos de ED visa à criação de artefatos com o objetivo de construir uma Arquitetura de Referência (AR) que constituem modelos de organização estrutural que representam os conceitos mais importantes entre as arquiteturas de software em um domínio. Porém, mesmo que a maioria dos métodos preveja o apoio a construção de AR, na prática o suporte oferecido é insuficiente ou até mesmo inexistente. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é propor uma abordagem sistematizada para a documentação de Arquiteturas de Referência para Domínios de Aplicações, integrada a um processo de Engenharia de Domínio com foco em Reuso.
Reuse practices in the software development context, as well as other activities, contribute significantly for improving the quality of generated artifacts. Domain Engineering (DE) has been proposing methods and approaches that aim at supporting software reuse. In the design phase of DE methods artifacts may be created for the Reference Architecture (RA) creation. A RA constitutes structural models that represent the main concepts among the software architecture of a given domain. Although the majority of methods intend to support of RA creation, in fact this support is not enough. The goal of this research is to propose a systematic approach for reference architecture documentation, integrated to a DE process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6778
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000460611-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.