Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/6799
Tipo: masterThesis
Título: Aplicação de técnicas de geoprocessamento para subsidiar a análise e tomada de decisão no âmbito da educação
Autor(es): Chesini, Talita Sganderla
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
GEOPROCESSAMENTO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PESQUISA EDUCACIONAL
Resumo: Given the complexity of the world today, to rethink Education in our country should be part of the effort to create conditions for fully integration of the Brazil in the international scenery. Thereunto, maybe the biggest challenge from now on is to improve the efficiency of the public policies. This research is justified because intends to use geoprocessing techniques, aiming the analysis and posterior decision taking on certain dimensions of Education. Our objective was to evaluate the contributions of geoprocessing as a tool to support analysis and decision making into Education. This research is guided and is characterized by documentary research. Our main problem is how the use of geoprocessing can contribute to support analysis and decision making into Education. To answer this, the study was divided into two stages; while the first one had a quantitative character, the second step had a qualitative character. Alphanumerical statistician of Enem, GDP and IDESE, as well as the topography of Rio Grande do Sul subdivided into mesoregions were used as data. The spatialization of the data occurred with the assistance of ArcGIS ® software. It was realized that the use of the proposed tool has made the data analysis more clear and approachable. The considerations promoted by our study provide us an idea of the geoprocessing potentials and its benefits. In addition, it furnishes a set of researches that have similar aims. This research does not intend to exhaust the possibilities of utilizing this tool, since it does not propose a closed and definitive system, but procedures that aim to demystify the idea that advanced technology cannot contribute to the development of Education.
Tendo em vista a complexidade do cenário mundial atualmente, repensar o ensino no país deve fazer parte necessária do esforço para criar condições de uma plena inserção no plano internacional e, talvez, para tanto, o maior desafio daqui para frente seja o de melhorar a eficiência das políticas públicas. A presente pesquisa justifica-se, pois pretende utilizar técnicas de geoprocessamento para análise e tomada de decisão sobre determinadas dimensões da realidade escolar. A pesquisa tem por objetivo geral avaliar as contribuições do uso do geoprocessamento como ferramenta para subsidiar a análise e tomada de decisão no âmbito da Educação. Norteia a investigação, que se caracteriza por ser uma pesquisa documental, o seguinte problema: Como o uso do geoprocessamento pode contribuir para subsidiar a análise e tomada de decisão no âmbito da Educação? Para responder a questão de pesquisa, esta investigação foi realizada em duas etapas, sendo que a primeira delas teve um caráter quantitativo e a segunda etapa um caráter qualitativo. Na proposição do trabalho foram usados os dados alfanuméricos estatísticos do Enem, do PIB e do Idese e os dados geográficos do Rio Grande do Sul, subdividido em mesorregiões. A espacialização dos dados ocorreu com auxílio do software ArcGIS®. Podemos perceber que a utilização da ferramenta proposta tornou mais clara e acessível à análise de cada dado pesquisado. As considerações promovidas fornecem uma ideia das potencialidades do geoprocessamento e seus benefícios, além de um conjunto de recomendações para pesquisas que tiverem objetivos semelhantes. Esta pesquisa não pretende esgotar as possibilidades da utilização dessa ferramenta, pois não propõe um sistema fechado e definitivo, e sim procedimentos que visam desmistificar a ideia de que tecnologia de ponta não pode contribuir para o desenvolvimento da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6799
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000461075-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,37 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.