Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGauer, Ruth Maria Chittó
dc.contributor.authorPorto, Aline Carvalho
dc.date.accessioned2015-04-30T14:05:47Z-
dc.date.available2015-04-30T14:05:47Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7140-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar as Conferências Cívicas (1904-1906) e o livro de leitura Terra Gaúcha (2013), ambos de João Simões Lopes Neto. Com base nessa análise visamos compreender como o autor organizou e exprimiu suas ideias acerca da temática da nação brasileira, quais foram as suas inspirações e as correntes de pensamento que mais o influenciaram. Isto posto, esta pesquisa visa alargar o campo de compreensão no que se refere à João Simões Lopes Neto e sua obra, pois o objetivo é compreendê-lo como um intelectual que a partir de sua região refletiu sobre a nação brasileira, e não apenas como um escritor regionalista, plano ao qual ficou relegado. Esse alargamento da perspectiva acerca do autor colabora para uma melhor compreensão do mesmo e de sua obra, pois João Simões Lopes Neto ao refletir sobre a nação brasileira percebeu a falta de uma educação cívica capaz de despertar nas pessoas “o espírito da nação”. Para tentar resolver esse problema o autor criou uma narrativa complexa de identificação, visando atentar para as virtudes e vícios da nação brasileira, as suas diversas regiões e culturas. O livro de leitura, por exemplo, tendo em vista que seria um instrumento para o ensino no Rio Grande do Sul, conta com um enfoque especial na cultura gaúcha, buscando demonstrar que as diversas regiões são formadoras da nação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation will analyze the Conferências Cívicas (1904-1906) and the spelling book Terra Gaúcha (2013), both by João Simões Lopes Neto. On this basis, we intend to comprehend how the author has organized and expressed his ideas concerning the Brazilian nation, what were his inspirations and the lines of thought that most influenced him. With this in mind, this research aims to increase the understanding about Lopes Neto and his work. In other words, the objective is to understand him not only as a regionalist writer but as an intellectual who, from your region, thought about the Brazilian nation. This expansion of perspective about Lopes Neto contributes to a better understanding of the author and his work. When thinking about the Brazilian nation, Lopes Neto realized the lack of a civic education able to awaken in people "the spirit of the nation". Trying to solve this problem the author created a complex narrative in order to pay attention to the virtues and vices of the Brazilian nation, its different regions and cultures. For example, the spelling book would be a tool for teaching in Rio Grande do Sul. So it has special focus on the gaucho culture and tries to demonstrate that the various regions form the nation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectNACIONALISMO - ANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectLOPES NETO, JOÃO SIMÕES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectLITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.titleAs conferências cívicas e o livro de leitura Terra Gaúcha: as aspirações nacionalistas de João Simões Lopes Neto (1865-1916)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000467137-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo914,85 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.