Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/7190
Type: masterThesis
Title: O adolescente pelo adolescente: a dialogicidade das narrativas de si articuladas à lógica de consumo e às mídias sociais
Author(s): Ew, Raquel de Andrade Souza
Advisor: Rocha, Kátia Bones
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2015
Keywords: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
DIALOGISMO
MÍDIA SOCIAL
CONSUMO
Abstract: This study has as central theme the investigation on how self narratives are built among teenagers. The goal is to understand and to analyze how teens build narratives about themselves linked with consumption practices, by analyzing the different positions of the self, and the use of social media. In this context, this research analyzes the factors that traverse and which become important tools in configuring the self narratives in teenagers. We deal with three important social discourse articulators which favor the assumption, relationship, and creation of the self narratives, namely: consumption, narratives dialogicity, and social media access. Therefore, we divided this research into three empirical studies, which constitute the body of this paper. The first study focuses on the self narratives development following the logic of consumption. In this study, there is a reflection about the construction of the self narratives from the composition and access to cultural elements valued as aspects to be developed and acquired. The second study addresses how these self narratives constitute a dynamic and dialogical way to create dialogues between I – Others, gaining hierarchy space and values, from contradiction, movement, and context. Finally, in the third study, we perceive how teenagers use social media, through Facebook, in the process of building of the self in virtual space. Analysis is based on a material extract, gathered by accessing the self narratives in virtual context, examining dialogicity and issues related to tension between author and audience. The studies have a qualitative nature, and their data collection was carried out using interviews with a perspective of approaching the teenagers, through virtual ethnography, for the study on Facebook.
A presente dissertação de mestrado tem por tema a investigação da construção das narrativas de si em adolescentes. O objetivo é conhecer e analisar como os adolescentes constroem narrativas de si articuladas com práticas de consumo, a partir da análise das diferentes posições de eu e do uso de mídias sociais. Neste contexto nossa investigação recai na análise dos fatores que atravessam e passam a constituir-se como importantes operadores na configuração das narrativas de si em adolescentes. Tratamos então de três importantes articuladores de discursos sociais que favorecem a apropriação, relação e criação de narrativas de si, sendo eles: o consumo, a dialogicidade das narrativas e o acesso às mídias sociais. Para tanto a abordagem desta pesquisa se desdobrou em três estudos empíricos que constituem o corpo desta dissertação. O primeiro estudo aborda a construção das narrativas de si seguindo a lógica do consumo. Neste estudo há uma reflexão sobre a construção de narrativas de si a partir da composição e do acesso a elementos culturais valorizados como aspectos a serem desenvolvidos e adquiridos. O segundo estudo aborda como estas narrativas de si se constituem de forma dinâmica e dialógica ao criar diálogos entre Eu – Outro, ganhando espaços de hierarquização e valores, a partir da contradição, do movimento e da contextualização. Por fim, no terceiro estudo vemos como os adolescentes utilizam as mídias sociais, através da ferramenta do facebook, no processo de construção de narrativas de si dentro do espaço virtual.A análise neste estudo parte de um recorte material ao acessar às narrativas de si no contexto virtual observando a dialogicidade e questões relativas ao tensionamento entre autor e audiência. Os estudos foram de cunho qualitativo cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas e também com uma perspectiva de aproximação, através da etnografia virtual, para o estudo sobre o facebook.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7190
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