Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarberena, Ricardo Araujo
dc.contributor.authorDall’Agnol, Charles
dc.date.accessioned2015-06-18T02:05:50Z-
dc.date.available2015-06-18T02:05:50Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7396-
dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma leitura de dois fenômenos de pulp fiction brasileira, o escritor Ryoki Inoue e a série Ficção de Polpa, com dois objetivos principais: discutir as diferenças entre eles no que tange à suas escritas e posições no campo literário e validar o estudo de uma literatura historicamente preterida pela crítica, a pulp fiction, no meio acadêmico. Estudos sobre a pulp fiction na universidade brasileira, – ainda escassos, sãos repletos de oposição e desconfiança: escapismo? Literatura de massa, sensacionalista? ‘‘Isso nem é literatura’’? Histórias com estilo falto de sutilezas e produzidas em ritmo industrial? Entretenimento sem sofisticação? São diversos comentários para uma literatura ao mesmo tempo singular e complexa. E afinal, por que estudar a pulp fiction no meio acadêmico? Meu argumento será construído com vistas à anulação da divisão da literatura entre “alta” e “baixa” e pela revisão da postura beletrista, estreitamente ligada à literatura enquanto instituição e, por conseguinte, máquina de exclusivismo. As principais questões levantadas são: qual é o pathos da leitura pulp? Em que consiste a natureza pós-moderna à que o pulp está se predispondo nos últimos anos? É possível a uma obra entrar na academia e permanecer pulp? Todas as traduções de textos em inglês ou francês são de minha responsabilidade. Last but not least: este trabalho é escrito com o clichê e a livre insolência da linguagem pulp incorporados a uma crítica-pulp. Pulp me, fiction. That’s the spirit.pt_BR
dc.description.abstractHere I propose a reading of two works of Brazilian pullp fiction, one by Ryoki Inoue and the other a short-story collection called Ficção de Polpa, edited by Smair Machado de Machado. This thesis has two main objetives: the first, to discuss the differences of the two lines of work in what concerns their styles and positions in the literary field; the second, to validate the study of a literature denied by the academy. Studies about pulp fiction in Brazilian Universities are rare and full of contradictions: escapism? Sensationalism? Mass Literature? “This is not literature”? Entertainment whithout sofistication? So, this is a peculiar and complex thind, pulp fiction. My argument is built against a division between “high” and “low” culture, angainst exclusivism, the main questions raised are: what is the pathos of the pulp fiction reading? What is the post-modern pulp? Is it possible to a pulp work to be studied in the academy and remain pulp? Last but not least: this thesis is written as pulp story, out of the clichés and the insolent poetry of the pulp.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectPARÓDIApt_BR
dc.subjectINOUE, RYOKI - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectMACHADO, SAMIR MACHADO DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.titleLendo a literatura brasileira contemporânea pulp: os casos de Ryoki Inoue e da ficção de polpapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000470609-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial1,78 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.