Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/7486
Type: masterThesis
Title: Adorno e a quebra do continuum da história
Author(s): Almeida, Robson da Rosa
Advisor: Madarasz, Norman Roland
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Issue Date: 2015
Keywords: FILOSOFIA
FILOSOFIA - HISTÓRIA
ADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
UTOPIAS
FILOSOFIA ALEMÃ
Abstract: O presente trabalho pretende apresentar a filosofia da história de Theodor W. Adorno sob o desdobramento do conceito de continuum nas categorias de proto-história, calvário, sempre-idêntico, autodestruição e redenção. Ao invés de dialogarmos com as correntes messiânicas do judaísmo e cristianismo a nossa pretensão é, através da própria tradição filosófica, elevar o continuum ao conceito. Este movimento não significa neutralizar a teologia, mas demonstrar um entrelaçamento muito mais estreito entre ela e a filosofia. O thema probandum, o continuum, encontra uma dupla dificuldade a se superar neste trabalho: fazer emergir claramente o continuum, em primeiro lugar, na obra de Adorno, e depois sua consistência interna enquanto conceito e capacidade de se afirmar diante de posições concorrentes de filosofia da história. Isso tudo, ao mesmo tempo em que firmamos a originalidade de Adorno, mesmo frente aos autores que tiveram influência decisiva no seu pensamento, em particular, Walter. Benjamin.
This paper intends to present Theodor W. Adorno’s philosophy of history by the unfolding of continuum concept in the categories of proto-history, Calvary, ever-identical, self-destruction and redemption. Instead to dialogue with messianic currents of Judaism and Christianity, our intention is, through the philosophical tradition, raise the continuum to concept. This articulation does not mean that we want to counteract the theology, but has the pretension to present a closer interweaving between theology and philosophy. The thema probandum, the continuum has a double difficulty to overcome in this work: first, to emerge the continuum in Adorno’s work and then its internal consistency as a concept and ability to consolidate the philosophy of history against others concurrent positions while we establish the originality of Adorno, even compared to the authors that had a decisive influence on his thinking, in particular Walter Benjamin.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7486
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