Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio Carlos
dc.contributor.authorMendes, Sandro Martins Costa
dc.date.accessioned2016-02-18T01:03:52Z-
dc.date.available2016-02-18T01:03:52Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7831-
dc.description.abstractO trabalho ora apresentado trata-se de roteiro cinematográfico de longa-metragem acompanhado de análise teórico-crítica. O roteiro traz personagem principal, um adolescente, que encontra, na internet, vídeos realizados e postados pelo avô materno, a quem nunca conheceu, visto que o avô havia abandonado a família muitos anos antes. A partir daí, o adolescente tenta estabelecer a comunicação, fazendo vídeos em resposta aos realizados pelo avô. Esse fato desagrada sua mãe. Porém, quando o adolescente tem a oportunidade de conhecer o avô, este está em coma. Na análise teórico-crítica, abordo pontos de interesse identificados com a história de meu roteiro, tratando da memória (HUYSSEN, 2000; GAGNEBIN, 2009, BOSI, 2010), do ressentimento (KHEL, 2000, 2004), de questões relacionadas com a visibilidade de usuários de internet (TISSERON, 2013; HÈNAFF, 2013), bem como de temas que apontam a importância do audiovisual na sociedade contemporânea (LIPOVETSKY e SERROY, 2010). Também na análise teórico-crítica são discutidos o cinema (AUMONT, 2012; GAUDREAULT e JOST, 2009; DANCYGER, 2003), o roteiro (COMPARATO, 1983; CAMPOS, 2007; CHION, 1998; CARRIEÈRE e BONITZER, 1998; FIELD, 2001) e a escrita criativa (OSTROWER,2010 ; BORDINI, 1991; ECO, 2013; PAMUK, 2011).pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a full-length picture screenplay followed by its theoretical critical analysis. The screenplay depicts a main character, a teenager, who finds on the Internet some videos posted by his maternal grandfather, whom he had never met, since the grandfather had departed from the family several years before. After that, this teenager tries to establish a connection with his grandfather through recording and posting videos in response to his grandfather‟s videos. This sequence of events annoys the teenager‟s mother. However, when the teenager is about to finally meet his grandfather, the later falls into a coma. In the theoretical critical analysis part, I approach pertinent points in my screenplay, such as the memory (HUYSSEN, 2000; GAGNEBIN, 2009, BOSI, 2010), the resentment (KHEL, 2000, 2004), the issues concerning the visibility of people on the Internet (TISSERON, 2013; HÈNAFF, 2013), as well as the audiovisual importance in nowadays society (LIPOVETSKY e SERROY, 2010). On this part, I also discuss the Cinema (AUMONT, 2012; GAUDREAULT e JOST, 2009; DANCYGER, 2003), the screenplay as a media (COMPARATO, 1983; CAMPOS, 2007; CHION, 1998; CARRIEÈRE e BONITZER, 1998; FIELD, 2001) and the creative writing itself (OSTROWER,2010; BORDINI, 1991; ECO, 2013; PAMUK, 2011).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectROTEIROS CINEMATOGRÁFICOSpt_BR
dc.subjectCRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICApt_BR
dc.titleUma canção para Ricardopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000477331-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial1,15 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.