Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/8191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSampaio, Carlos Hoffmann
dc.contributor.authorLübeck, Rafael Mendes
dc.date.accessioned2016-05-04T12:04:17Z-
dc.date.available2016-05-04T12:04:17Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8191-
dc.description.abstractNos últimos anos hábitos saudáveis e cuidados com a saúde têm recebido atenção nos estudos da área de marketing e esses temas envolvem diretamente o consumo de produtos e serviços. Esse trabalho analisou os antecedentes da intenção de usar emagrecedores, que são considerados uma forma não saudável de perder peso e um risco para a saúde dos consumido-res. Para alcançar esse objetivo executou-se uma pesquisa em duas grandes etapas: fase quan-titativa, na qual se testou um modelo de antecedentes e moderadores da intenção de usar ema-grecedores via survey, de corte transversal, com amostragem por conveniência (n=206) e aná-lise dos resultados com o uso da técnica PLS-PM. A seguir realizou-se uma fase qualitativa com o objetivo de ampliar o entendimento sobre possíveis motivos dos fatores autoestima, impulsividade e idade não terem moderado as relações. Foram realizadas entrevistas com 12 usuárias de emagrecedores que foram analisadas com a técnica Análise do Conteúdo de Ver-tente Qualitativa e geraram a testagem de um modelo alternativo dos antecedentes. Como principais resultados obteve-se o entendimento de que os fatores insatisfação com a imagem corporal, preocupação com a aparência e com os cuidados com a saúde são importantes ante-cedentes da intenção de usar emagrecedores. Os fatores autoestima, impulsividade e idade não podem ser considerados moderadores dessas relações e a insatisfação com o produto é um potencial antecedente da intenção de usar emagrecedores.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, healthy habits and health care concern has received attention in mar-keting research, because this topics have a important relation with consume. This study ana-lyzed the antecedents of intention to use slimming products. Consume slimming products are an unhealthy way to lose weight and a risk to consumer health. To achieve this goal, was exe-cuted a research in two stages: quantitative phase, which tested a model of antecedents and moderators of the intention to use slimming products by survey, cross-sectional, with conven-ience sample (n= 206) and results analysis with the PLS-PM technique. The second step was a qualitative phase with the objective of understand possible reasons of self-esteem, impulsivity and age did not moderate the relations like a theoretical prediction. Interviews were conducted with 12 users of slimming products that were analyzed with content analysis technique and generated an alternative model. The main results indicated the body dissatisfaction, appear-ance concern and health care concern are antecedents of the intention to use slimming prod-ucts. Self-esteem, impulsivity and age can not be considered moderators of the relations like a theoretical prediction and product dissatisfaction is a potential antecedent of intent to use slimming products.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOpt_BR
dc.subjectCUIDADOS PESSOAIS COM A SAÚDEpt_BR
dc.subjectIMAGEM CORPORALpt_BR
dc.subjectALIMENTOS - CONSUMOpt_BR
dc.subjectAPARÊNCIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleConsumo não saudável: uma análise dos antecedentes do consumo de emagrecedores por mulherespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000478392-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,52 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.