Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/9517
Tipo: doctoralThesis
Título: A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: visões e práticas de sustentabilidade ambiental nos cursos de engenharia civil em duas universidades do estado de Sergipe
Autor(es): Santana, Leonardo Nunes
Orientador: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: SUSTENTABILIDADE
ENGENHEIROS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
UNIVERSIDADES
EDUCAÇÃO
Resumen: This thesis raises and examines views and practices of environmental sustainability in the university space, from Civil Engineering course of two universities in the State of Sergipe. The choice of the Civil Engineering course stems from the fact that, in the State of Sergipe, there is a strong expansion and modernisation of the civil construction, which transforms the environment and ends up causing environmental impacts, mainly through the generation of waste. The work identifies and analyses expressions of environmental sustainability included in institutional documents, especially in the PDI (Institucional Development Plan) and the PPC (Teaching Plan of the Course) of the courses of Civil Engineering of the two IES (Institution of Higher Education) sergipanas; it presents concepts that teachers and graduating students of the Civil Engineering course of the two IES have about environmental sustainability; it identifies and analyzes practices of environmental sustainability undertaken in the courses of Civil Engineering of the two IES, especially those led by teachers of the environmentally-oriented disciplines; and it considers the views of graduating students in Civil Engineering about the impacts of the sustainability topic in the training and in the professional practice. The investigative path included literature review, desk research and conducting semi-structured interviews with environmental managers of the IES, managers of the courses, teachers and students. The main results of the survey indicate that the training based on environmental sustainability, considering its multiple and complex aspects, has limited reach. Except for some isolated efforts, the environmental sustainability in the university space is not yet priority, and configures itself in essence as a mere enunciation of statements of a political nature.
Esta tese levanta e analisa visões e práticas de sustentabilidade ambiental no espaço universitário, a partir do curso de graduação em Engenharia Civil de duas universidades do Estado de Sergipe. A escolha do curso de graduação em Engenharia Civil decorre do fato de que, no Estado de Sergipe, há forte expansão e modernização da construção civil, que transforma o ambiente e acaba causando impactos ambientais, sobretudo por meio da geração de resíduos. O trabalho identifica e analisa expressões de sustentabilidade ambiental inscritas em documentos institucionais, especialmente no PDI e no PPC dos cursos de Engenharia Civil das duas IES sergipanas; apresenta concepções que professores e alunos concluintes do curso de Engenharia Civil das duas IES possuem acerca da sustentabilidade ambiental; identifica e analisa práticas de sustentabilidade ambiental empreendidas nos cursos de Engenharia Civil das duas IES, especialmente aquelas lideradas pelos professores das disciplinas ambientalmente orientadas, e considera as visões dos alunos concluintes de graduação em Engenharia Civil acerca dos impactos do tema da sustentabilidade na formação e no exercício profissional. O caminho investigativo abrangeu revisão da literatura, pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores ambientais das IES, gestores dos cursos, professores e alunos. Os resultados principais da pesquisa indicam que a formação com base na sustentabilidade ambiental, considerando seus múltiplos e complexos aspectos, tem alcance limitado. Ressalvados alguns esforços isolados, a sustentabilidade ambiental no espaço universitário não é, ainda, prioridade e se configura na essência como mera enunciação de declarações de natureza política.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9517
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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