Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/9634
Tipo: masterThesis
Título: Ampliação do ensino superior brasileiro: um estudo sobre as causas da evasão e o impacto da Bolsa Permanência do PNAES
Autor(es): Saccaro, Alice
Orientador: França, Marco Tulio Aniceto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - ASPECTOS ECONÔMICOS
ENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL
EDUCAÇÃO
Resumo: A presente dissertação é composta por dois ensaios sobre Economia da Educação. O primeiro artigo busca analisar a evasão expressiva no ensino superior, sendo que foi escolhida como amostra os cursos de ciências naturais e engenharias. A escassez de profissionais desse campo é um problema que atinge diversos países. No Brasil, uma das causas para esse fenômeno é a alta evasão de estudantes de cursos de ensino superior dessa área. Em função dos cursos das instituições públicas e de uma parte significativa dos empréstimos e bolsas de estudo ofertadas no ensino privado serem custeados por recursos governamentais, torna-se importante avaliar os motivos que causam o elevado abandono, com a finalidade de criar medidas e políticas públicas que possam revertê-lo. Portanto, o objetivo desse artigo consiste em analisar variáveis que influenciam de forma positiva ou negativa na evasão. O método utilizado é o de Análise de Sobrevivência, a partir do emprego de uma ferramenta não-paramétrica e uma paramétrica por meio das bases de dados do Censo da Educação Superior entre os anos de 2009 e 2014. Como resultado percebe-se que a evasão é maior em cursos de instituições privadas. De forma geral, ser homem e ter mais idade diminui o tempo de vida do indivíduo no ensino superior, enquanto que alunos contemplados com apoio financeiro apresentam uma maior retenção. Para o caso do segundo ensaio, esse artigo visa analisar se os alunos cotistas de instituições federais matriculados em cursos presenciais e que foram contemplados com a Bolsa Permanência do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) evadiram menos do que cotistas que não receberam o benefício entre os anos de 2009 e 2012.Para tanto, emprega-se as informações do Censo da Educação Superior e o método de Diferenças em Diferenças, devido à possibilidade de avaliar como diversas características influenciam na evasão e também nas chances de o aluno ser contemplado com a Bolsa Permanência. Os resultados mostram que as chances para o recebimento do benefício modificam-se de acordo com as características dos indivíduos e das universidades e que a evasão é menor entre os estudantes que receberam o auxílio. A política se mostra importante para a permanência de estudantes de famílias menos abastadas no ensino superior, uma vez que o sistema de cotas e aumento de vagas podem ser medidas incipientes para o aumento do número de pessoas com ensino superior.
This dissertation presents two articles about Economics of Education. The first seeks to analyze the significant dropout rates of higher education students. It was chosen the students from the natural sciences and engineering courses. The shortage of professionals in this fieldis a problem that reaches many countries. In Brazil, one of the reasons for this is the significant dropout rates that the courses of the field in the tertiary education present. Since the courses of public institutions and the financial support offered to students from private universities and colleges are paid with governmental resources, it is important to evaluate the reasons that lead to abandon these tertiary courses. Thus, this article seeks to analyze the dropout rates of these courses, studying covariates that influence, positively or negatively, on this decision. The method used is the Survival Analysis, through the use of one non-parametrical and a parametrical tool using as the dataset the Tertiary Education Survey among 2009 to 2014. As results, it is found that the dropout rates are higher in private colleges, as well as the fact that men and older students present a negative time ratio, but the indexes are positive if the student receives financial support. The second paper aims to analyze whether students that enrolled in federal public colleges in presential courses by the quota system, that receive PNAES´s permanency aid (Programa Nacional de Assistência Estudantil), dropped out less than the same kind of student who did not receive this grant between 2009 and 2012. Therefore, it is used the data from the Censo da Educação Superior and the Differences-in-Differences methodology, since it is possible to analyze how some characteristics influence at the dropout rate and at the student´s chance to receive the aid.The results show that the chances to receive the aid change according to the individual´s and the institution’s characteristics. Also, the dropout rate is lower for the students that received this kind of grant. It is shown that this public policy is important to the retention of students from poorer families on the higher education, since the quota system and the growth in the enrollment rates can be incipient ways to raise the number of individuals with tertiary education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9634
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